Mauiti Mayezo/Folhapress
José Adilson dos Santos Rodrigues, Maguila, completa hoje 62 anos. Atualmente, o ex-atleta se encontra no Centro Terapêutico Anjos, no interior de São Paulo.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Há dois anos, o ex-pugilista foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica (ETC). Maguila é considerado um dos maiores boxeadores do Brasil. Prestes a completar três anos de tratamento, ele vive longe de sua antiga rotina de treinos, viagens, lutas, etc.
Em entrevista concedida ao GloboEsporte.com, disse:
– A minha recuperação está tranquila e favorável. Estou aqui na clínica tranquilo e sossegado. Quero mandar um abraço para todos os meus fãs do Brasil, que faz tempo que não vejo. Um abraço grande para eles.
Sobre a doença, ela foi causada por diversos golpes que Maguila levou durante a sua carreira. Considerada uma enfermidade neurodegenerativa evolutiva, é incurável. Portanto, necessita de tratamento paliativo. Irani Pinheiro, sua esposa, disse: “A doença dele não teve melhora, mas a qualidade de vida sim. Ele respeita regras e as medicações estão sendo cumpridas”.
A decisão de permanecer na clínica foi dele. Lá, o mesmo participa de festas, reuniões e é praticamente membro da família do dono, Willians Meira.
– Não vou falar que o Maguila está curado ou vai sair dessa clínica e voltar para a sociedade. As pessoas precisam ter consciência que a doença é degenerativa, progressiva e irreversível, disse Irani.
Em 2010, o diagnóstico para Alzheimer deu positivo. Com isso, houve uma certa dificuldade para a utilização dos medicamentos. E foi só após descobrirem a encefalopatia traumática crônica que a melhora foi sendo identificada.
No final de 2018, especificamente em dezembro, foi gravado um vídeo no qual Maguila estava pedindo ajuda para deixar a clínica. Após o insulto de um paciente, o mesmo se aproveitou da vulnerabilidade psicológica do ex-atleta dizendo que sua esposa, Dona Irani, iria abandoná-lo. O vídeo foi usado para chantagear, e o autor estava pedindo R$ 50 mil para não divulgar na internet. O valor não foi pago.
Ao longo de seus 17 anos de carreira, Maguila participou de 85 lutas, vencendo 77. Entre elas, 61 nocautes, um empate técnico e sete derrotas.

