O que motivou Zidane dar a cabeçada em Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006?
Cabeçada em Materazzi na final da Copa do Mundo de 2006 contra a Itália fez Zidane encerrar sua história na seleção francesa de forma ‘melancólica’
Alex Livesey/Getty Images
O francês Zinedine Zidane, hoje técnico do Real Madrid, é considerado um dos melhores jogadores da história do futebol mundial, com passagens vitoriosas por Juventus e pelo próprio clube merengue. Na seleção da França, o ex-meia conquistou a Copa do Mundo de 1998 com uma atuação histórica contra o Brasil na final da competição – e desperdiçou a chance de conquistar seu segundo mundial em 2006, quando os Bleus foram derrotados pela Itália na decisão que ficou marcada pelo ato de agressão justamente do ex-camisa 10, que acabou expulso do jogo.
Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ1TEMxZldUMCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
A cabeçada no italiano Marco Materazzi já no segundo tempo da prorrogação, não apenas tirou Zidane da partida e contribuiu para a derrota da França, na disputa de pênaltis, naquela final – o lance polêmico também marcou o fim da carreira do craque, que já havia anunciado sua aposentadoria antes mesmo do mundial, de forma melancólica.
O que motivou a cabeçada de Zidane em Materazzi foi um grande mistério e gerou diversas teorias por anos – por nada menos que dez anos – até que em 2016 o italiano negou os rumores que apontavam para algo relacionado a mãe do francês. “
O que eu disse foi algo estúpido, mas isso não merecia aquela reação. Ouvi que eu teria dito palavras mais fortes, ouvi em Nápoles, Milão e Paris coisas muito mais graves. Minha mãe morreu quando eu tinha 15 anos, nunca teria insultado a mãe dele. Falei algo sobre a irmã dele”, explicou Materazzi no ‘aniversário’ de dez anos daquela final.
Em uma ‘live’ recente no Instagram, Materazzi contou mais detalhes sobre o episódio e do diálogo que teria sido o real motivador da cabeçada de Zidane. “Tivemos um contato na área. Quase saiu um gol no primeiro tempo da prorrogação e Gattuso me pediu para marcá-lo bem. Não queria mais broncas de Gattuso. Depois do primeiro choque eu pedi desculpas a Zidane e ele reagiu”, disse o zagueiro.
“Ele (Zidane) disse: ‘Eu lhe darei minha camisa mais tarde’ e respondi que preferia a irmã dele”, relembrou. “Não esperava uma cabeçada naquele momento. Tive sorte porque se fico nervoso nós dois teríamos terminado no vestiário”, completou.
Relembre os melhores momentos da final da Copa de 2006:
LEIA MAIS:
Em que times jogavam os campeões da Copa do Mundo de 2002?
Goleadas, golaços e sufoco: relembre o caminho do Brasil na Copa do Mundo de 2002
Seleção brasileira: em quais times jogavam os campeões da Copa das Confederações de 2005?
Nove campeões olímpicos com a Argentina em 2008 ainda atuam em grandes ligas da Europa

