O sucesso na Alemanha atraiu o olhar do Liverpool para contratar Jurgen Klopp. O treinador que está completando 53 anos nesta terça-feira chegou aos Reds em 2015 e mudou completamente o estilo de jogo do clube que está presentes a vencer a primeira edição da Premier League depois de 30 anos desde a última conquista.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJnV3M4ZUpYSyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
O trabalho de Jurgen Klopp não começou da melhor forma possível. Apesar de um bom trabalho no Borussia Dortmund, o treinador teve trabalho para conseguir reformular o elenco que tinha muitos jogadores que faziam parte do elenco, mas sequer eram utilizados. Com a chegada de Klopp, a regra de ‘bons e baratos’ foi aplicada para aliviar a folha salarial e abrir espaço para os jogadores ideais. Além disso, estrelas consideradas intocáveis viraram moeda de troca com Sterling que foi vendido ao Manchester City, Balotelli emprestado ao Milan, entre outros nomes importantes.
Desde então, a quantidade de jogadores contratados diminuiu, a de negociados aumentou e todos os jogadores que não eram mais funcionais ao elenco deram espaço para nomes que seriam utilizados com mais frequência. Nomes como Wijnaldum, Firmino, Matip e Alisson chegaram ao plantel dos Reds através do plano de colocar o time em um lugar de desataque no mundo. Com a administração de um elenco em andamento era hora de buscar transformar o futebol jogado dentro de campo.
Klopp – parte 2
Com Klopp, o Liverpool passou a ser um time muito rápido e que jogava em um de estilo de transição que visava o ataque, mas sem deixar de lado a defesa. Não é atoa que o treinador buscou fortalecer o setor com nomes que eram destaques em outras equipes e que poderiam chegar por um valor menor. Os resultados começavam a aparecer, mas ainda geravam desconfiança pela falta de títulos.
O Liverpool era um time melhor e que cresceu de rendimento. Com a saída de Coutinho para o Barcelona, era hora de promover um novo meio campo que funcionasse da mesma maneira. Por isso, o uso de meias que pudessem defender e atacar ao mesmo era fundamental. A chegada de Fabinho era o que os Reds precisava. Um volante que tinha um ótimo aproveitamento de passes serviria para manter o ataque abastecido e conseguiria dar ainda mais proteção para a defesa.
Após não conseguir ganhar nenhum título em três anos, o primeiro título de Jurgen Klopp não poderia ser mais especial do que a Champions League. Em uma campanha fenomenal, o time conseguiu derrotar o rival Tottenham na grande decisão. Após ser vice-campeão em 2017/18 para o Real Madrid em uma decisão que contou com falhas de Karius, o Liverpool enfim conseguiu atingir seu potencial com o trio Salah, Firmino e Mané atuando em grande nível para ser mortal contra um ótimo time comandado por Maurício Pochetino.
Na atual temporada, o treinador alemão melhorou ainda mais o elenco e conseguiu deixar todo time entrosado e pronto para enfrentar os maiores adversários. Apesar da queda na Champions League para o Atlético de Madrid, o Liverpool segue com a campanha invicta na Premier League e pode faturar a primeira conquista da Premier League desde que a competição adotou o formato em 1992. O último título da equipe na competição foi em 1989/90.
LEIA MAIS:
Como o título da Champions mudou status de “perdedor” de Klopp?
Relembre como foi a última rodada da Premier League
Roberto Firmino curte post sobre possível volta de Philippe Coutinho ao Liverpool

