Home Automobilismo Para início da temporada, F1 e FIA concluem protocolo de segurança com 90 páginas

Para início da temporada, F1 e FIA concluem protocolo de segurança com 90 páginas

Inicialmente foram confirmadas oito corridas. O ‘Novo F1’, como ficou conhecido o novo conjunto de exigências, contará com testagens em equipes e pilotos, além de outras medidas de higiene

Carlos Henrique Correia
Colaborador do Torcedores.com.

No início da primeira semana de junho, a Fórmula 1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) concluíram um protocolo de 90 páginas sobre as exigências e regras para começar a temporada, o chamado ‘Novo F1’. Inicialmente foram confirmados oito Grandes Prêmios, com início no próximo dia 5 de julho, na Áustria.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Chase Carey, CEO da principal categoria do esporte a motor do mundo, destacou: “antes do final de junho, se você não completar o resto do calendário, mantenha-o sob controle”. Para que a temporada de 2020 realmente aconteça, uma série de cuidados precisarão ser tomados por todos os responsáveis dos eventos, o que inclui equipes e organizações das pistas.

Antes de viajar, todos serão submetidos a testes para ter o diagnóstico sobre o novo coronavírus. O mesmo protocolo será executado na chegada de pilotos e demais integrantes no local da prova. Caso algum piloto, por exemplo, tenha o resultado positivo, ele será substituído imediatamente pelo reserva da equipe.

PUBLICIDADE

“Uma pessoa que teste positivo, não levará ao cancelamento da corrida. Alertamos as equipes a estabelecerem procedimentos, e se alguém tiver que ser posto em quarentena, temos condições de levá-lo a um hotel e substituí-lo. O conjunto de ‘o que aconteceria se’ é muito amplo, mas se uma equipe não puder competir, não cancelaremos a corrida e se um piloto não puder, existem reservas disponíveis”, afirmou o executivo-chefe da F1.

As primeiras provas do calendário deverão ser realizadas com portões fechados, ou seja, sem a presença do público. Mas se a situação de saúde mundial melhorar e caso as autoridades locais permitirem, as últimas disputadas poderão contar com torcedores nas arquibancadas, mas com capacidade reduzida.

Cada time terá direito a um terço dos integrantes dos componentes. Não haverá convidados VIPs e a imprensa estará presente apenas com o essencial para as transmissões dos canais de TV.

Não haverá qualquer contato entre membros de equipes diferentes. Será obrigatório o uso de máscaras, distanciamento social recomendado, que é de dois metros, além das medidas de higiene sanitária. Apesar disso, estão todos cientes de que quando os mecânicos estiverem trabalhando no mesmo carro respeitar esse espaço não será possível.

PUBLICIDADE

Será de responsabilidade da organização do evento proteger os oficiais de justiça, além de membros do comitê organizacional da corrida, com máscaras e matérias de higiene.

LEIA MAIS