Home Esportes Olímpicos Por que alguns atletas representam as Forças Armadas em competições?

Por que alguns atletas representam as Forças Armadas em competições?

Muitos atletas brasileiros representam não só o país, mas também as Forças Armadas

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: [email protected]

Provavelmente você já deve ter visto alguns brasileiros prestando continência durante a entrega de medalhas em algumas competições olímpicas. Esse atletas mostram que além de estarem representando o Brasil, também representam as Forças Armadas.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJYVVdIdTlGViIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O principal motivo para esses atletas representaram as Forças Armadas é porque eles também são militares. Isso acontece, pois esses atletas fazer parte do projeto Programa de Alto Rendimento (Paar) que foi criado pelo Ministério da Defesa em parceira com o Ministério do Esporte em 2008. O principal objetivo era reforçar a delegação brasileira nos Jogos Militares, que forma disputados em 2011 no Rio de Janeiro. Entretanto, esse projeto acabou crescendo e foi importante para o aumento do número de medalhas do Brasil nas últimas olimpíadas.

PUBLICIDADE

A convocação para os atletas integrarem o Paar é feita por meio de edital público, que é publicado em média duas vezes por ano, nas modalidades esportivas de interesse das Forças Armadas. Depois, a seleção é feita por prova de títulos (Currículo esportivo, resultados e ranking nacional). Inicialmente, os atletas selecionados frequentam um estágio básico e rápido. Além disso, em paralelo, ele podem continuar treinando e competindo suas modalidades.

Essa prática não é uma invenção brasileira e já foi usada por muitos países. Inclusive, ele é bem antiga. Além disso, França, Itália, Rússia e China possuem programas muito parecidos em seus países.

LEIA MAIS:

Veja 5 jogadores que já foram dispensados por indisciplina

PUBLICIDADE

5 jogadores que retornaram ao Brasil pensando na Seleção Brasileira

5 momentos marcantes de Messi com a Seleção da Argentina

 

 

PUBLICIDADE