Home Mídia Esportiva Santos x Botafogo: como assistir na TV e online à reprise da final do Brasileirão de 1995

Santos x Botafogo: como assistir na TV e online à reprise da final do Brasileirão de 1995

Túlio faz gol decisivo e o Botafogo conquista o inédito título dentro do Pacaembu; confira como assistir na TV e online

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Por conta da pandemia do coronavírus, o futebol está paralisado no Brasil há quase três meses e ainda sem previsão de retorno. Sendo assim, sites e emissoras de TV (aberta e fechada) têm exibido reprises de jogos históricos em suas grades de programação, de clubes e seleções nacionais.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Depois de retransmitir partidas importantes da seleção brasileira masculina e feminina, a TV Globo passou a reprisar jogos marcantes de clubes e, na tarde deste domingo (7), a partir das 16h00, os torcedores do Botafogo poderão rememorar a conquista do título do Campeonato Brasileiro de 1995.

Santos x Botafogo será reexibido na íntegra e com narração original de Galvão Bueno para os estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas, Maranhão, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Espírito Santo e Rio de Janeiro, mais o Distrito Federal e as cidades de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e Santarém, no Pará. Na internet, a partida será mostrada para todo o Brasil pelo site “GloboEsporte.com”.

PUBLICIDADE

A apresentação será feita ao vivo por Luís Roberto, com as participações especiais de Galvão Bueno e dos ex-jogadores Wilson Gottardo, Gonçalves, André Silva, Leandro Ávila, Sérgio Manoel e Donizete.

Com gol de Túlio, Botafogo conquista o troféu do Brasileirão

Depois de uma campanha memorável na reta final da competição e uma virada épica nas semifinais diante do Fluminense, o Santos de Giovanni era apontado como o favorito. Mas o Botafogo, que havia superado o Cruzeiro, tinha a seu favor o apurado faro de gol de Túlio Maravilha, a maestria de Sérgio Manoel e uma sólida defesa formada por Gottardo e Gonçalves, além do seguro goleiro Wágner, que teve brilhante atuação no jogo decisivo.

Na partida de ida das finais, disputada no Maracanã, o Glorioso venceu o Peixe pelo placar de 2 x 1 com gols de Wilson Gotardo e Túlio e viajou para São Paulo levando a vantagem do empate.

No segundo e decisivo confronto no Pacaembu, o Botafogo inaugurou o placar na metade da etapa inicial com o sempre oportunista Túlio, que aproveitou a sobra da bola dentro da pequena área após cobrança de falta de Sérgio Manoel. O centroavante, porém, estava em posição de impedimento, mas o gol foi validado pelo árbitro mineiro Márcio Rezende de Freitas.

PUBLICIDADE
Santos x Botafogo, final do Brasileirão de 1995 (Reprodução/ YouTube)

Reprodução/ YouTube

O Santos igualou o marcador logo no ínicio do segundo tempo com gol de Marcelo Passos, que também ficou marcado por outro erro de arbitragem: o lateral Marquinhos Capixaba ajeitou a bola com a mão antes do passe para a conclusão da jogada.

A dez minutos do fim, os santistas marcaram mais uma vez com Camanducaia depois de uma falta cobrada pela esquerda, mas o juiz Márcio Rezende novamente se equivocou ao anular o gol por impedimento. Aos 37 minutos, o goleiro botafoguense Wágner ainda fez grande defesa em finalização de Giovanni, assegurando o empate em 1 x 1 e o primeiro título do Brasileirão ao Botafogo.

Santos 1 x 1 Botafogo

Final do Campeonato Brasileiro de 1995

Como assistir à reprise na TVRede Globo para Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas, Maranhão, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Juiz de Fora-MG e Santarém-PA

Como assistir à reprise onlineGloboEsporte.com (para todo o Brasil), basta acessar o site e efetuar o login na conta cadastrada de usuário no portal “Globo.com”

PUBLICIDADE

Quando: domingo, 7 de junho, às 16h00

Narração: Galvão Bueno

Apresentação: Luís Roberto, com participações de Galvão Bueno, Wilson Gottardo, Gonçalves, André Silva, Leandro Ávila, Sérgio Manoel e Donizete

Santos: Edinho, Marquinhos Capixaba, Ronaldo, Narciso e Marcos Adriano; Carlinhos, Robert (Macedo) e Marcelo Passos; Jamelli, Giovanni e Camanducaia; treinador: Cabralzinho

PUBLICIDADE

Botafogo: Wágner, Gonçalves, Wilson Goiano, Wilson Gottardo e André Silva (Moisés); Leandro Ávila, Jamir, Beto e Sérgio Manoel; Donizete e Túlio; treinador: Paulo Autuori

Data e local do jogo: dia 17 de dezembro de 1995, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, em São Paulo

Público: 28.488 espectadores

Gols: Túlio Maravilha (aos 24 minutos do primeiro tempo) a favor do Botafogo e Marcelo Passos (a um minuto do segundo tempo) para o Santos

PUBLICIDADE

Cartões amarelos: Wágner, Túlio e Wilson Goiano (Botafogo); Narciso e Jamelli (Santos)

Arbitragem: Márcio Rezende de Freitas, de Minas Gerais

LEIA MAIS

Jogadores emprestados pelo Botafogo não emplacam em novos clubes

Além de Matheus Babi, relembre outros jogadores que saíram de ‘clubes pequenos’ do Rio para reforçar o Botafogo

Edílson Capetinha explica por que era melhor que Messi e CR7