Home Esportes Olímpicos Taekwondo no Brasil: veja principais atletas e conquistas importantes do país na modalidade

Taekwondo no Brasil: veja principais atletas e conquistas importantes do país na modalidade

Esporte foi introduzido no Brasil no início dos anos 1970, tendo São Paulo como marco inicial

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.
PUBLICIDADE

Originário da fusão de três estilos de caratê – Shotokan, Shudokan e Shito-ryu – o Taekwondo surgiu durante do Japão na coreia, e se difundiu pelo mundo mundo ao longo do século passado. No Brasil, o esporte teve o seu debute em julho de 1970, após a International Taekwondo Federation enviar vários mestres com o intuito de desenvolver e propagar a modalidade.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Duas décadas depois dos primeiros passos, o Taekwondo brasileiro atingiu seu primeiro feito expressivo. Em 1991, o país faturou sua primeira medalha na história dos Mundiais com Jorge Gonçalves, que ano mais tarde se tornou referência para os mais jovens que buscam o sucesso no esporte. Entre eles o campeão Panamericano Ibis Aires e Igor Clemente, membro da seleção brasileira por muitos anos.

A conquista mais emblemática em 1991 foi a medalha de ouro de Fábio Goulart, no Pan de Cuba. O atleta já havia conquistado a primeira medalha de ouro do Brasil em competições oficiais internacionais, quando ficou no lugar mais alto dos jogos realizados em Porto Rico.

PUBLICIDADE

Outro atleta de destaque do solo nacional é Diogo Silva, que em 2007, no Rio de Janeiro, conquistou a primeira medalha de ouro na categoria até 68 kg.

A MAIOR VENCEDORA

Natália Falavigna é uma das maiores atletas de artes marciais em escala mundial. Recordista brasileira em número de medalhas internacionais no esporte, ela ostenta o fato de ter sido campeã mundial nas categorias júnior, adulta e universitária. Em 2000, viajou para a sua primeira competição internacional e conquistou para o Brasil a primeira medalha de ouro em campeonatos mundiais.

Cinco anos mais tarde, Falavigna faturou o Mundial Adulto, em Madri, na Espanha, e foi considera a melhor atleta do Brasil no Brasil, vencendo o Prêmio Brasil Olímpico, promovido pelo COB. Em Pequim, apesar da frustração de cair caído nas semis após uma decisão polêmica dos árbitros, Natália sobrou contra a sueca Karolina Kedzierska e levou o bronze.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: