Home Futebol Três meses e apenas 21 jogos: relembre a passagem de Mano Menezes pelo Flamengo

Três meses e apenas 21 jogos: relembre a passagem de Mano Menezes pelo Flamengo

Alguns sequer lembram que o técnico comandou o Rubro-Negro

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Mano Menezes teve passagem relâmpago pelo Flamengo em período de três meses e apenas 21 jogos pelo Rubro-Negro carioca.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=”p=eyJrZXkiOiJEblA4RU9HbCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Foi ele quem formou o time que ainda em 2013, ano de sua passagem, conquistaria a Copa do Brasil em cima do Athletico Paranaense e levaria o clube à taça que não era conquistada desde 2006.

O treinador chegou ao clube em junho de 2013, mas só estreou um mês depois, no dia 6 de julho, já que o futebol brasileiro estava paralisado devido à Copa das Confederações.

No primeiro jogo, em casa, o Flamengo empatou por 2 a 2 com o Coritiba e apresentou problemas. Nos dois jogos seguintes, porém, contra o Asa, pela Copa do Brasil, e contra o rival Vasco, no Brasileirão, as coisas melhoraram. Foram duas vitórias que agradaram e mostraram um caminho otimista para os torcedores.

Com um time de elenco irregular e sem grandes destaques individuais exceto Elias e Hernane, Mano passou a encontrar dificuldades para implementar uma filosofia e sempre destacava que havia uma demora na construção da equipe.

PUBLICIDADE

Mesmo com a campanha irregular no Brasileirão o treinador conseguiu levar o Flamengo às quartas da Copa do Brasil ao eliminar o Cruzeiro, que seria campeão nacional no fim daquele mesmo ano, nas oitavas.

Porém, duas derrotas já em setembro ceifaram a vida de Mano no Flamengo. O 4 a 0 sofrido para o Corinthians no Pacaembu e a derrota por 4 a 2 para o Athletico no Maracanã foram a gota d’água para o próprio treinador.

Mesmo que a diretoria não pretendesse demiti-lo naquele momento, o técnico pediu para sair sem grandes explicações e justificou simplesmente ao afirmar que o elenco não conseguir mais compreender sua filosofia.

No fim foram três meses à frente do clube com 21 jogos, oito vitórias, seis empates e sete derrotas.

PUBLICIDADE

Após a saída de Mano o auxiliar Jayme de Almeida assumiu a equipe e levou o Flamengo ao título da Copa do Brasil de 2013.

Leia mais:
Você sabia? Fagner e Cássio foram campeões holandeses juntos e se reencontraram seis anos depois no Corinthians