Home Futebol Você sabe quem foi o primeiro grande camisa 10 do Flamengo?

Você sabe quem foi o primeiro grande camisa 10 do Flamengo?

A camisa 10 do Flamengo já foi vestida por grandes craques, como Zico, Petkovic e Evaristo de Macedo

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: [email protected]

O Flamengo é um dos maiores clubes do Brasil. Dessa forma, durante toda a sua história formou inúmeros times fantásticos, colecionando grandes conquistas. Além disso, na maioria desses times, sempre existia um grande camisa 10, que era responsável por toda a criatividade do time.

PUBLICIDADE

O primeiro time de futebol do Flamengo a ser formado foi em 1912. Entretanto, a numeração de jogadores foi utilizada pela primeira vez apenas em 1933. Além disso, esse fato ocorreu no Futebol Inglês e demorou alguns anos para ser implantado aqui no Brasil. Portanto, 15 anos depois, em 1947, se tornou comum utilizar uma numeração para os jogadores.

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJGSUxsalhnUCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Devido a essa ausência de numeração, é difícil afirmar qual seria o camisa 10 antes de 1947. No entanto, é possível afirmar qual foi o primeiro grande camisa 10 do Flamengo. Antes de Zico e Evaristo de Macedo, Dida vestiu a camisa 10 do time rubro negro e não decepcionou.

Dida ou Edvaldo Alves de Santana Rosa chegou ao Flamengo em 1954 e permaneceu até 1963. Durante esse tempo, o meio campista atuou em 357 jogos e fez 264, sendo o suficiente para se tornar o segundo maior artilheiro da história do clube, ficando atrás apenas de Zico. Inclusive, Zico já dissera algumas vezes que Dida era um dos seus maiores ídolos no futebol.

Pelo Flamengo ele conquistou 4 cariocas, que na época tinha muito mais importância do que hoje. Além disso, ele atuou pela seleção brasileira e chegou a ser campeão do mundo em 1958. Entretanto, ele se machucou no início da Copa do Mundo de 1958 e Pelé entrou no seu lugar, encantando o mundo com seu futebol.

Infelizmente, o ex-jogador faleceu em 2002, vítima de insuficiência hepática e respiratória.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

10 exercícios de concentração

8 atacantes badalados que fracassaram no São Paulo

Relembre 5 goleiros pegadores de Pênaltis do Palmeiras

PUBLICIDADE