Home Vida Saudável 10 exercícios de concentração

10 exercícios de concentração

A concentração é uma das habilidades mais importantes que um ser humano pode ter

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: [email protected]
Muitas pessoas reclamam que não conseguem se manter focadas durante muito tempo em um tarefa. Dessa forma, o pensamento delas seria desviado para “outro lugar”. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem, é que a concentração pode e deve ser praticada.
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJhVDlXZUxvbCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
É normal você perder a concentração em alguns momentos, ao realizar tarefas um pouco cansativas, como estudar para uma prova. No entanto, se você se “exercitar”, pode ter certeza que os lapsos de concentração serão bem menos frequentes.

Dessa forma, separamos alguns exercícios importantes para você “treinar” a sua concentração. Lembrando que os exercícios estão em ordem de dificuldade, portanto, faça eles nessa ordem. Além disso, somente passe para o próximo, após concluir o exercício. Confira os exercícios:

PUBLICIDADE

1. Conte a quantidade de palavras que estão em uma determinada página

Após terminar a primeira vez, conte mais uma para ter certeza que contou corretamente. Caso contrário, conte novamente até dar o mesmo número duas vezes.

2. Conte de 100 até 1

Isso mesmo, em ordem decrescente.

3. Conte de 100 até 1 novamente

Entretanto, dessa vez, conte de três em três, ou seja: 100, 97, 94…

PUBLICIDADE

4. Escolha um som ou uma palavra e repita por 10 minutos

Faça isso sem parar.

5. Pegue uma fruta e segure-a em suas mãos

Examine-a completamente. Apenas olhe para a fruta. Examine a sua forma, cheiro e a sensação de segurá-la. Além disso, não permita que outros pensamentos ocupem sua mente, nem mesmo pensamentos relacionados a fruta, como onde você a comprou. Faça isso por pelo menos 5 minutos.

6. Imagine a fruta

Agora, ao invés de olhar e segurar uma fruta, você deve imaginá-la. Faça de conta que ela está na sua mão e examine-a mesmo assim. Tente sentir o cheiro dela e até o seu formato. Além disso, faça isso de preferência com os olhos fechados. Faça isso por pelo menos 5 minutos.

7. Pegue um objeto pequeno (Colher, copo…)

Concentre-se nesse objeto. Olhe para ele de todos os ângulos possíveis e tente não formular nenhum pensamento. Faça isso por pelo menos 2 minutos.

PUBLICIDADE

8. Desenhe figuras

Somente faça esse após ter feitos os outros com facilidade. Dessa forma, desenhe uma figura geométrica pequena. Além disso, pinte-a da cor que desejar. Agora fique olhando para a figura e mais nada. Evite qualquer pensamento. Portanto, somente olhe para a figura. Tente não forçar os seus olhos.

9. Imagine a figura

Agora, você irá fechar os olhos e imaginar a figura que desenho. Somente a veja e não pense em nada.

10. Tente ficar 10 minutos sem pensar em nada

Somente fique sem pensar em nada.

É claro que esses exercícios não vão fazer efeito na primeira vez, mas quando conseguir chegar até o último e sem dificuldades, pode ter certeza que você é uma pessoa muito mais concentrada.

PUBLICIDADE

Fonte: Lendo.org

LEIA MAIS:

Qual será o primeiro jogo no retorno do Campeonato Italiano?

RB Leipzig recebe o lanterna e tem ampla vantagem; confira análise

PUBLICIDADE

Relembre 5 goleiros pegadores de Pênaltis do Palmeiras