Home Futebol 10 defensores marcaram gols para clubes brasileiros em finais de Libertadores; veja todos

10 defensores marcaram gols para clubes brasileiros em finais de Libertadores; veja todos

Jogadores deixaram seus setores para resolverem no ataque

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Muitas vezes os jogadores do setor ofensivo não conseguem resolver os problemas do ataque e os defensores acabam aparecendo com a solução. Foi assim que 10 jogadores de defesa marcaram gols por clubes brasileiros em finais de Copa Libertadores.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJJcmZuSGZYVCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Veja quem foram os defensores a marcarem e o contexto de cada gol marcado:

Lima – 1963
O jogador era o mais polivalente do elenco do Santos na década de 60 e podia atuar como zagueiro, lateral ou volante. Na ida da decisão contra o Boca Juniors, no Maracanã, o jogador brilhou e marcou o terceiro gol na vitória por 3 a 2.

Nelinho – 1976 e 1977
Na partida de ida, no Mineirão, o lateral Nelinho, quase uma arma ofensiva para o Cruzeiro, marcou para abrir o placar na vitória por 4 a 1 sobre o River Plate.

O lateral era tão fundamental ofensivamente que voltou a marcar no jogo desempate, que definiria de vez o campeão. Nelinho recebeu passe de Eduardo pela direita e soltou uma bomba, no ângulo. Assista ao primeiro gol do vídeo abaixo:

PUBLICIDADE

Nelinho voltaria a marcar no ano seguinte, no segundo jogo da final contra o Boca Juniors, para dar a vitória por 1 a 0 ao Cruzeiro. Os argentinos, porém, terminaram campeões.

Vitor – 1993
O jogo de ida da final da Libertadores de 1993, entre São Paulo x Universidad Católica, foi um passeio no Morumbi. O Tricolor venceu por 5 a 1 e o lateral Vitor marcou o segundo da goleada.

Gilmar – 1993
Quem também marcou presença e deixou o dele na decisão foi o pouco lembrado zagueiro Gilmar.

Assista ao gol de Vitor aos 2:02 e o de Gilmar aos 2:37:

PUBLICIDADE

Alex – 2003
O gol do zagueiro do Santos na final da Libertadores de 2003 foi o de menor valor entre os da lista, já que o Peixe já estava com caminho endurecido no fim do confronto com o Boca Juniors e perderia por 5 a 1 no agregado. Assista ao gol de Alex aos 1:35:

Fabão – 2005 e 2006
O zagueiro marcou o segundo gol do São Paulo na goleada por 4 a 0 sobre o Athletico Paranaense. Foi o terceiro título do Tricolor. Assista ao gol de Fabão aos 2:06:

O defensor também marcou na final do ano seguinte, em 2006, no jogo da volta contra o Internacional. Mas o clube gaúcho segurou o empate e conquistou seu primeiro título.

Edcarlos – 2006
Em mais um gol que pouco adiantou para o clube, Edcarlos marcou o tento que diminuiu a derrota do São Paulo no jogo de ida contra o Internacional, no Morumbi. Assista aos 2:17:

PUBLICIDADE

Bolivar – 2010
O capitão do Inter marcou gol fundamental para o bicampeonato colorado em 2010 ao dar a vitória sobre o Chivas no jogo de ida, no México, após assistência do companheiro Índio. Assista aos 3:37:

Danilo – 2011
O lateral do Santos foi fundamental para o título do clube em 2011 e marcou o gol do título aos 23 minutos do segundo tempo com um belo toque de perna esquerda. Assista aos 1:19:

Leonardo Silva – 2013
O gol do zagueiro do Atlético-MG talvez seja o mais crucial da lista, já que o Galo ficaria sem a taça até os 42 minutos do segundo tempo, quando o camisa 3 subiu muito, fez 2 a 0 e levou a partida para prorrogação e pênaltis.

Leia mais:
Caio Ribeiro explica porque deixou a Inter de Milão e revela briga com treinador: “queria matar ele”

PUBLICIDADE