Home Futebol 3 coisas que Telê Santana ensinou ao futebol mundial

3 coisas que Telê Santana ensinou ao futebol mundial

Caso o ex-treinador estivesse vivo, completaria hoje 89 anos

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: [email protected]

Telê Santana é considerado por muitos como um dos maiores treinadores da história do futebol. Apesar de não ter conquistado a Copa do Mundo de 82, o técnico teve passagens vitoriosas por Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e principalmente São Paulo.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJTRVhXbkhRViIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Além disso, os times comandados pelo treinador costumavam jogar um futebol vistoso, limpo e principalmente objetivo. Isso era perceptível até nos clubes onde Telê não levantou troféus.

PUBLICIDADE

De qualquer forma, caso o ex-treinador estivesse vivo, completaria 89 ano nesta data. Para “comemorarmos” a data, separamos 3 coisas que Telê Santana ensinou ao futebol mundial. Confira:

Insistir nos fundamentos

Telê Santana não era um gênio da táticas. Dessa forma, seus times se destacam pela filosofia de jogo e não pelo sistema. O ex-treinador era conhecido por ensinar futebol no seus treinamentos, ou seja, ele insistia nos fundamentos.

Telê Santana deixava claro que não adiantava treinar táticas se os jogadores não “sabem” tocar, chutar ou dominar a bola da forma correta.

Jogadas ensaiadas

Ele não foi o criador das jogadas ensaiadas, mas o técnico sempre deixou claro que era muito importante testar as jogadas nos coletivos até que elas saíssem de forma precisa e natural.

PUBLICIDADE

Controle de vestiário

Telê Santana também ficou marcado por seu ótimo controle de vestiário. O ex-treinador era sério e exigente com seus jogador, mas ao mesmo tempo sempre foi “brincalhão”. Dessa forma, ele apertava as “rédeas” se fosse necessário, mas não deixava de fazer suas brincadeiras, contar suas histórias e até motivar seus jogadores.

LEIA MAIS:

Premier League: o que está em aberto na última rodada?

Relembre os melhores momentos de Higuaín na Juventus

PUBLICIDADE

Top-10 técnicos que mais dirigiram o Atlético-MG