Home Futebol Benfica avalia plano B para Jorge Jesus e descarta treinador com estilo previsível

Benfica avalia plano B para Jorge Jesus e descarta treinador com estilo previsível

Jorge Jesus tem contrato com o Flamengo até junho de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A procura do Benfica por um novo técnico para a temporada 2020/2021 não está limitada à negociação com Jorge Jesus. Com a possibilidade de fracassar na negociação, o clube avalia possíveis nomes de treinadores tanto dentro como fora de Portugal. O presidente Luís Filipe Vieira, porém, tem apenas uma objeção. O mandatário descartou a possibilidade de contratar um técnico com estilo de jogo defensivo e previsível.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Inclusive essa linha de raciocínio norteou a investida por Jorge Jesus. O trabalho do português no comando do Flamengo no último ano chamou a atenção pela proposta ofensiva, variações táticas aplicadas de acordo com o adversário e pela visão de mercado ao indicar o zagueiro Pablo Marí e o meia Gerson. Por isso, o Benfica quer adotar estilo parecido para formar o elenco para a próxima temporada, por entender que o time foi defensivo com Bruno Lage.

O alto salário de Jorge Jesus no Flamengo, algo em torno de 4 milhões de euros (R$ 23 milhões), não é um complicador para o Benfica. Mas o clube português deseja anunciar o novo treinador antes do encerramento da atual temporada. Afinal, a diretoria precisa de tempo para formar a nova comissão técnica e contratar jogadores que sejam capazes de conduzir o time a conquista de uma grande competição.

PUBLICIDADE

A busca por um treinador não está limitada ao mercado português. Existe a possibilidade de um profissional estrangeiro ser contratado. Vieira, só para exemplificar, contatou Maurício Pochettino (ex-Tottenham), Ernesto Valverde (ex-Barcelona), Laurent Blanc (ex-Paris Saint-Germanin) e Unai Emery (ex-Arsenal), que é a principal alternativa caso Jorge Jesus rejeite a proposta do Benfica.

De acordo com o jornal “A Bola”, o treinador basco está interessado no projeto e aguarda uma oferta oficial dos Encarnados. Luís Filipe Veira, inclusive, sabe que o rival Porto dificilmente irá perder o título nacional nesta temporada. Por isso, promete não medir esforços para formar um elenco competitivo capaz de brigar pelo Campeonato Português e Liga dos Campeões da Europa em 2020/2021.

Quem é Unai Emery?

O basco, de 48 anos, acumula passagens por Arsenal Paris Saint-Germain, Spartak Moscou, Sevilla, Valencia e Almería. Unai Emery, nesse ínterim, deu ao Sevilla o Tricampeonato da Liga Europa (2013/2014, 2015/2015 e 2015/2016). O treinador, inclusive, derrotou o Benfica, o Dnipro e o Liverpool nas finais. Além disso, conquistou quatro títulos pelo PSG sendo um Campeonato Francês (2017/2018).

Apesar de ser considerado um técnico bem-sucedido na Europa, Emery teve uma carreira discreta como jogador. Revelado pela Real Sociedade, o ex-camisa 10 do clube basco teve passagens sem brilho por Toledo, Racing de Ferrol, Leganés e Lorca, todos da Espanha.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: