Home Futebol Brasil x Argentina fizeram 4 finais na história e vantagem é da Seleção; veja os jogos

Brasil x Argentina fizeram 4 finais na história e vantagem é da Seleção; veja os jogos

Rival, porém, tem vantagem em duelos diretos em que a disputa foi por pontos corridos

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Brasil x Argentina se enfrentaram em quatro finais na história e a Seleção tem ampla vantagem sobre a maior rival sul-americana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJLRmZ1a3hzYiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Foram três decisões de Copa América e uma de Copa das Confederações, sendo que o Brasil venceu três finais e a Argentina ficou com apenas um título.

A última vez que as equipes se enfrentaram em uma final foi em 2007, quando a Seleção passou por cima dos argentinos e venceu por 3 a 0 com gols de Julio Baptista, Daniel Alves e um contra de Ayala.

Em 2005, dois anos antes, o Brasil atropelou a Argentina na final da Copa das Confederações, na Alemanha, e conquistou o título após goleada por 4 a 1. Adriano marcou duas vezes e Kaká e Ronaldinho completaram o placar, que foi diminuído por Aimar.

PUBLICIDADE

Um ano antes o Brasil já havia passado pela Argentina em uma das finais mais épicas da lista. A Seleção perdia para a rival por 2 a 1 até os 47 minutos do segundo tempo, quando Adriano marcou gol de empate que entrou para a história.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

A partida foi para os pênaltis e a Argentina perdeu com D’Alessandro e Heinze, enquanto o Brasil foi perfeito nas batidas.

A única vez que a Argentina bateu o Brasil em uma final foi no longínquo ano de 1937, quando as equipes fizeram um jogo desempate que determinou o campeão da Copa América daquele ano. Os argentinos venceram por 2 a 0 e ficaram com a taça.

Nos pontos corridos a situação muda
A Copa América nem sempre foi no sistema de mata-mata, mas sim em pontos corridos, e dessa maneira os argentinos levam ampla vantagem sobre a Seleção Brasileira.

Em sete torneios que a Argentina ficou em primeiro na Copa América de pontos corridos, o Brasil ficou em segundo. Em nenhuma oportunidade a Seleção levou vantagem sobre os argentinos no formato.

PUBLICIDADE

Copa Roca
A Copa Roca, ou Superclássico das Américas, não conta como torneio oficial da FIFA, mas consta em um duelo direto entre Brasil x Argentina. A Seleção também leva ampla vantagem no confronto e tem 12 títulos contra apenas cinco dos argentinos.

Leia mais:
Há 16 anos Adriano marcava gol histórico e Brasil conquistava Copa América

Better Collective