Home Futebol Brasileiro ou italiano? Atacante foi campeão do mundo pelo Brasil, mas foi embora aos 21 e nunca mais voltou

Brasileiro ou italiano? Atacante foi campeão do mundo pelo Brasil, mas foi embora aos 21 e nunca mais voltou

Jogador foi ídolo do Palmeiras em pouco tempo, mas brilhou mesmo pelo Milan

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Um dos centroavantes do Brasil na Copa do Mundo de 1958 foi Mazzola, então com 20 anos e que despontava no Palmeiras. O jogador começou como titular e marcou o primeiro gol da Seleção no Mundial, sobre a Áustria.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Campeão do mundo de verde e amarelo, o jogador deixou o Palmeiras em 1959 para defender o Milan, da Itália, aos 21 anos, após proposta irrecusável.

PUBLICIDADE

De família italiana, se firmou rápido no país e se transformou em referência técnica na tradicional equipe rossonera.

Campeão italiano em 1959, fincou raízes por lá, mas não deixou de estar no radar da Seleção Brasileira. O problema é que, por motivos políticos, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos), não deixava que atletas que atuassem foram do Brasil fossem convocados.

Isso abriu caminho para que a Itália convencesse Mazzola, que carregava o apelido pela semelhança com o ex-atleta italiano Valentino Mazzola, a disputar a Copa do Mundo de 1962, no Chile, de azul e branco, não mais de verde e amarelo.

Foi assim que o jogador deixou de vez de ser Mazzola para reassumir seu nome de batismo, com o qual ficou conhecido na Itália: José Altafini.

PUBLICIDADE

Ídolo no Milan, brilhou no título da Copa dos Campeões Europeus, antecessor da Liga dos Campeões, com gol na final sobre o Benfica de Eusébio. Relembre o gol do título marcado pelo ítalo-brasileiro:

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJFWVBiQWFvWCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O atleta também foi crucial no título italiano do Milan de 1962, quando bateu a poderosa Juventus de Omar Sivori, que era o atual melhor jogador do mundo.

O atacante deixou o time em 1965, mas seguiu brilhando no país. Foi para o Napoli e disputou mais de 250 jogos pela equipe até 1972, quando foi contratado pela Juventus já aos 34 anos e conquistou mais um bicampeonato italiano.

PUBLICIDADE

Altafini nunca mais voltou ao Brasil e ficou na Itália para o resto da vida. Trabalhou como comentarista em uma emissora e chegou a comentar a versão em italiano do Pro Evolution Soccer.

Leia mais:
Há 14 anos Obina marcava golaço no Maracanã e Flamengo colocava uma mão na taça da Copa do Brasil