Home Futebol Campeonato Português: veja o que ainda está em jogo nas últimas rodadas

Campeonato Português: veja o que ainda está em jogo nas últimas rodadas

Penúltima rodada reserva grandes emoções com título decidido e vaga para o rebaixamento com dois times na briga para ficar na elite do Campeonato Português

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A penúltima rodada do Campeonato Português foi iniciada nesta segunda-feira e muitos objetivos das equipes já foram decididos como o tão sonhado título que mais uma vez ficou com o Porto após colocar uma larga vantagem no Benfica. Até sexta-feira, a 33ª reserva emoções para os torcedores de maioria das equipes.

PUBLICIDADE

Além do título, as vagas para a próxima edição da Champions League também já foram ocupadas pelo Porto e o Benfica, que irá disputar os playoffs em busca da fase de grupos. Com isso, o foco da penúltima e a última rodada serão continuarem na primeira divisão do Campeonato Português e buscar alcançar as vagas para a Europa League.

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJvajJDbjhycCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Europa League

O Campeonato Português oferece três vagas para a Europa League com apenas uma vaga direta para a fase de grupos e as outras duas sendo destinadas para a segunda e a terceira fase dos playoffs. O Sporting com 59 pontos tem a terceira colocação praticamente garantida. A única possibilidade de perder a colocação é para o Braga que está na quarta posição com 57 pontos e matematicamente garantiu no mínimo uma vaga para a terceira fase dos playoffs.

Com isso, o Sporting ainda joga na 33ª rodada diante do Vitória de Setúbal e encerra sua participação no Campeonato Português diante do Benfica fora de casa. O Braga que joga diante do Porto na última rodada acabou sendo derrotado para o Tondela e só pode alcançar a vaga se o Sporting não vencer nesta terça-feira.

Para a segunda fase dos Playoffs da Europa League, Famalicão (53 pts) e Rio Ave (52 pts) brigam pelo quinto lugar. Ambas as equipes tem apenas um último confronto, mas uma vitória do Famalicão garante a vaga para fase pré-grupos. As duas equipes tem confronto no sábado às 15h (de Brasília) contra Marítimo e Boavista, respectivamente.

Aprenda na Escola da Aposta tudo o que você precisa saber para se dar bem no mundo do trader esportivo

Rebaixamento

Para o rebaixamento, o Campeonato Português garante apenas duas vagas sendo uma garantida pelo Desportivo Aves que somou apenas 17 pontos e ainda tem dois jogos contra Benfica e Portimonense. Apesar de ser o lanterna da competição, a equipe pode decidir quem será a segunda equipe que cairá para a segunda divisão.

PUBLICIDADE

O Vitória de Setúbal entra em campo amanhã contra o Sporting e no 17º lugar com 30 pontos a equipe está empatada com o Portimonense que está uma posição acima, mas já jogou na rodada e foi goleado por 6 a 1 pelo Porto. Se o Vitória não vencer, as duas equipes irão para a última rodada precisando vencer e torcer por um tropeço do rival.

O Portimonense terá o confronto diante do rebaixado Desportivo Aves no domingo (26) às 15h30 – mesmo horário de Vitória de Setúbal e Belenenses. A equipe do brasileiro Lucas Fernandes está a frente pelo saldo de gols (-17 contra -18) e também pela quantidade de gols marcados que é maior do que o time de Setúbal (28 a 25).

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Blog revela verdadeiros motivos para saída de Jorge Jesus do Flamengo

Benfica mira zagueiro do Santos para ser primeiro reforço de Jorge Jesus, diz site

Sucesso no Velho Continente: 5 jogadores que não foram bem no Brasil, mas se destacaram na Europa