Home Futebol Quase 20 clubes na carreira e aposentadoria tardia: quem foi Basílio, o “Basigol”, que comemora 48 anos

Quase 20 clubes na carreira e aposentadoria tardia: quem foi Basílio, o “Basigol”, que comemora 48 anos

Carismático, driblador e “velocista”, o ex-jogador de Palmeiras, Grêmio  e Santos defendeu quase duas dezenas de equipes

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.
PUBLICIDADE

Valdeci Basílio da Silva nasceu no dia 14 de julho de 1972 na cidade de Andradina, no interior de São Paulo, e nesta terça (14) completa 48 anos de idade. O “Basigol”, como é carinhosamente chamado pelos torcedores, atuou por 18 clubes em sua longa trajetória nos gramados e se destacou vestindo as camisas de Coritiba, Palmeiras, Grêmio  e Santos, além de passagem pelo futebol japonês.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Zagueiro santista fala sobre a expectativa de retorno aos gramados e afirma que, jogando pelo Santos na Libertadores e com regularidade, vive o melhor momento de sua carreira

 

O ex-jogador começou a carreira profissional em 1993 no XV de Jaú e logo em seguida passou por outros clubes do interior paulista, como Inter de Bebedouro, Andradina, Olímpia e São José, até chegar três anos depois ao estádio Couto Pereira para atuar pelo Coritiba.

PUBLICIDADE

Em 1998, Basílio foi então para o Japão defender o Kashiwa Reysol e retornou ao Coxa Branca no ano seguinte, onde foi campeão paranaense de 1999. Seu futebol veloz e o faro de gol chamaram a atenção do Palmeiras, para onde se transferiu em 2000 e conquistou os títulos do Torneio Rio-São Paulo e da Copa dos Campeões na mesma temporada.

Antes de desembarcar no Grêmio  em 2003, o “Basigol” jogou por Ponte Preta e Ituano, sendo campeão paulista pelo time rubro-negro em 2002. No Tricolor gaúcho, o ex-atacante chegou a pedido do então técnico Tite, que buscava um “velocista” habilidoso para formar o ataque de sua equipe na disputa da Copa Libertadores da América.

Em 2019, Basílio foi contratado pelo Santos para trabalhar no DACTA-Departamento de Avaliação, Captação e Transição de Atletas (Foto: Ivan Storti/ Site oficial Santos FC)

Em 2019, Basílio foi contratado pelo Santos para trabalhar no DACTA-Departamento de Avaliação, Captação e Transição de Atletas (Foto: Ivan Storti/ Santos FC)

Após deixar Porto Alegre, Basílio teve passagem pelo Marília e depois foi contratado pelo Santos, clube pelo qual sagrou-se campeão brasileiro em 2004, jogando ao lado de Alex, Ricardinho, Elano e Robinho. Voltou ao futebol asiático em 2006, para entrar em campo vestindo a camisa do Tokyo Verdi.

Na sequência, Basílio jogou por Marília, Itumbiara-GO, Ipatinga-MG, Grêmio  Barueri-SP e Sertãozinho, onde encerrou sua carreira de jogador em 2011 aos 38 anos de idade.

PUBLICIDADE

Atualmente, é proprietário de um centro de treinamento em Andradina, sua cidade natal, que tem o objetivo de revelar jogadores. Em agosto do ano passado, foi novamente contratado pelo Santos, mas para trabalhar no Departamento de Avaliação, Captação e Transição de Atletas (DACTA), com a função de observar e indicar novos talentos para o clube paulista.

LEIA MAIS

Premier League, Português, Italiano e MLS: saiba quais são os jogos desta terça (14)

Chelsea x Norwich: como assistir ao duelo da Premier League AO VIVO

Benfica x Vitória de Guimarães: siga os lances e o placar AO VIVO do Campeonato Português