Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Copa de 74 teve confronto histórico de Alemanha x Alemanha; entenda

Partida se tornou marco para o esporte e para o mundo moderno

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016, radialista na Paiquerê 91,7.

Crédito: Reprodução

Jogadores que antes frequentariam os mesmos locais, vestiriam a mesma camisa, defenderiam a mesma pátria, mas que em um recorte histórico se dividiram e estiveram frente à frente como adversários e rivais.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Foi assim que a Copa do Mundo de 1974 promoveu um encontro que se tornou um marco para a sociedade da época, que vivia a Guerra Fria e via o mundo dividido entre polos capitalista e socialista.

A Alemanha foi dividida ao meio pelo muro de Berlim e acabou separada entre o lado Ocidental e o lado Oriental, o que culminou na divisão da seleção local.

A Alemanha Ocidental acabou com os principais craques e com o poderoso Bayern de Munique, enquanto a Alemanha Oriental acabou enfraquecida, mas surpreendeu ao chegar à Copa do Mundo de 1974.

O fatídico jogo
Pelo chaveamento, a Copa do Mundo de 1974 viu Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental caírem no mesmo grupo. Ao lado das equipes estiveram Chile e Austrália, meras coadjuvantes na chave.

O jogo decisivo do grupo A foi justamente entre as co-irmãs Alemanhas, o que chamou a atenção de todo o mundo.

A Ocidental, com o poder da base do campeão europeu Bayern de Munique, era franca favorita, mas tinha um porém. Quem vencesse a partida e consequentemente terminasse na liderança estaria na segunda fase no grupo de Brasil e Holanda, dois dos favoritos ao título.

Com isso, suspeita-se que a Alemanha Ocidental não deu o seu melhor durante os 90 minutos, o que ajudou em uma vitória história da Alemanha Oriental.

Com gol de Jurgen Sparwasser aos 32 minutos do segundo tempo, o lado comunista da Alemanha conseguiu a vitória por 1 a 0 e foi para a chave A da segunda fase. Com a derrota, o lado capitalista foi para a chave B, consideravelmente mais fácil.

Assista aos lances e ao gol do fatídico confronto entre Alemanhas:

Mesmo com o triunfo, a Alemanha Oriental não se criou na segunda fase e viu a Holanda passear para chegar à final da Copa do Mundo – o líder de cada um dos dois grupos da fase final chegava à decisão.

A Alemanha Ocidental, mesmo com o revés, liderou com facilidade sua chave e avançou para a final, onde bateu a Holanda por 2 a 1 e faturou o Mundial.

Leia mais:
Messi x Cristiano Ronaldo: 8 duelos que marcaram a rivalidade dos craques em Barcelona x Real Madrid