Home Futebol Copa do Mundo de 1990 completa 30 anos, mas sem grandes lembranças do torcedor

Copa do Mundo de 1990 completa 30 anos, mas sem grandes lembranças do torcedor

No dia 8 de julho daquele ano, Alemanha venceu a Argentina e faturou o Mundial pela terceira vez até então

João Gabriel
Colaborador do Torcedores.com.

A Copa do Mundo de 1990, sem dúvidas, é uma das mais esquecidas para os brasileiros. Ao contrário de 1966, menos lembrada aqui, mas inesquecível na Europa, em especial na Inglaterra, o torneio de 90 sofreu principalmente quando o assunto é nível técnico.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Houve um certo brilho com Maradona, na Argentina; Roger Millar, por Camarões. Entretanto, o Mundial parou por aí, pois marcava a aposentadoria da geração de 1980, que tinha craques como Zico, Platini e Dassaev. Ainda teve um novo estilo de jogar futebol.

Mas vamos relembrar por que a Copa do Mundo de 1990 é menos lembrada no Brasil. Apesar de ter algumas coisa que foram senso comum, alguns fatos específicos mudaram a cara daquela competição.

PUBLICIDADE

Confira porque a Copa do Mundo de 1990 não é tão lembrada

Plano Collor e dificuldades financeiras das emissoras de Televisão

As emissoras que transmitiram a Copa do Mundo de 1990 no Brasil foram SBT, Manchete, Rede Globo e Rede Record. Porém com o recém inaugurado Plano Collor as emissoras se viram obrigadas a investirem menos na transmissão. Isso tudo afetou a cobertura, e também pode ser um dos fatores que contribuíram com a baixa popularidade naquele momento.

Mudança de geração

No Brasil, foi um momento de renovação da Copa de 1986. Apenas permaneceram Careca e Müller. A base da seleção era a da medalha de prata nas Olimpíadas e campeã da Copa América. Ainda que tivesse mostrado todo potencial e se provado uma geração muito boa, estreou o mundial com certa desconfiança. Seja pelo esquema tático pouco comum no Brasil com três zagueiros ou resultados negativos em amistosos antes do Mundial.

Eliminação precoce

A eliminação nas oitavas de final para a Argentina fez com que esta Copa do mundo de 90 fosse renegada pelos brasileiros. Muitos afirmam que o jogo com a Argentina foi o melhor jogo da seleção na copa, e que ocorreu manipulação da Argentina no caso da água dada para o lateral Branco. Talvez pela eliminação para a Argentina (rival histórico do Brasil), nas oitavas tenha feito esta Copa ter um capítulo menor que outras na história da seleção brasileira. Assim como em 1966 quando Brasil foi eliminado na fase de grupos.

Mudanças técnicas e “futebol recuado”

Desde o mundial de 1982 vencido pela Itália, muitos acusavam o futebol de ser “retranqueiro”. O Campeonato Italiano passou a ser referência mundial, pois muitos craques como Maradona, Zico, Platini, Van Basten dentre outros atuavam nos times do país. Assim, o futebol tático italiano passou a ser adotado por boa parte das seleções, que optavam pela defesa. A própria seleção brasileira que jogou em um 3-5-2 ou 5-3-2.

PUBLICIDADE

Média de gols mais baixa de uma Copa do mundo

A marca principal da Copa do Mundo de 1990 foi a baixa média de gols de 2,21 por partida. Na fase de mata-mata o maior placar foi a goleada de 4 a 1 da Checoslováquia sobre a Costa Rica. Ao todo foram quatro partidas decididas nos pênaltis após empates de 0 a 0 e 1 a 1; e três na prorrogação, todas decididas por um gol de diferença.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJpMkNJUzd4cyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Leia mais sobre Copa do Mundo e outra Notícias:

COMO O BRASIL FOI DE VITÓRIA SÓLIDA SOBRE A ARGENTINA PARA DERROTA E ELIMINAÇÃO PARA A ITÁLIA EM 1982

MBAPPÉ QUER DIVIDIR O PRÊMIO DE ARTILHEIRO DA LIGUE 1

PUBLICIDADE

MAIS VITÓRIAS, MAS COM ELIMINAÇÃO DOLORIDA: VEJA COMO FORAM QUATRO BRASIL X ARGENTINA EM COPAS DO MUNDO