Home Futebol Dérbi da pandemia: o posicionamento das equipes quanto a volta do futebol

Dérbi da pandemia: o posicionamento das equipes quanto a volta do futebol

Em vários momentos, Corinthians e Palmeiras se posicionaram contra o retorno do futebol, mas acataram a liberação dos órgãos públicos para o retorno

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Paulistão volta nesta quarta-feira com o Dérbi entre Corinthians e Palmeiras em Itaquera. Decisivo para as duas equipes, o clássico não poderá contar com um dos principais fatores de toda a história do duelo: a torcida. Além disso, um tempero interessante ao longo de mais de quatro meses de paralisação, mas que não entrará em campo é o posicionamento das equipes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJQT1BWWThiMyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Mesmo com o lado financeiro sofrendo impacto, Corinthians e Palmeiras se posicionaram contra o retorno do futebol. Apesar da federação e até outros clubes fora do estado de São Paulo desejarem o retorno, o Dérbi fora de campo teve ideias iguais e que ambas saíram vitoriosas perante ao desejo externo. Com isso, os rivais se uniram aos outros clubes grandes do estado para prorrogar o retorno das competições.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Palmeiras, por exemplo, teve o presidente Maurício Galiotte e o técnico Vanderlei Luxemburgo como os principais nomes contra o retorno do futebol. Em junho, o treinador havia se posicionado contra o retorno que “alguns clubes estavam buscando” e que a volta deveria ser com todos quando houvesse uma situação aceitável.

“O futebol não pode estar fora da pandemia. A pandemia faz parte de uma totalidade. Então, não pode um Estado liberar o futebol e o outro, não. Temos competições que exigem diversas situações diferentes e a condição física é primordial. Tem de tratar a pandemia de uma maneira geral para todos, mas aqui no Brasil cada Estado toma sua decisão de acordo com seus interesses. Tem clubes treinando já há bastante tempo e nós estamos respeitando os órgãos de saúde. Acho que foi equivocada a liberação para alguns clubes do País treinarem e outros não. Acho que isso não é legal”, afirmou o treinador do Palmeiras em entrevista ao Estadão.

O Corinthians também se mostrou contra o retorno do futebol principalmente durante os meses de maio e junho. Junto com outros três grandes, o clube sempre se manteve irredutível na posição de não haver futebol enquanto não acontecesse uma liberação das autoridades. O Timão se posicionou através das redes sociais e de cartas abertas em que a retomada do futebol deveria acontecer em um outro momento.

PUBLICIDADE

Contrários a volta, a dupla só aceitou retornar o futebol com a liberação de especialistas e das autoridades competentes. Com os treinamentos autorizados desde o início do mês, Corinthians e Palmeiras se prepararam e iniciarão seus rumos no Paulistão nesta quarta-feira em Itaquera. O Dérbi inclusive tem caráter decisivo para todos os lados que o Verdão busca garantir a classificação e os mandantes precisam vencer para se manter na briga por uma vaga.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Corinthians x Palmeiras: Globo confirma transmissão do clássico na TV aberta e SporTV

Quanto Corinthians vai perder de renda com Derbi sem torcida?

Quem perde mais para o Derbi: Palmeiras sem Dudu ou Corinthians sem Jô?

PUBLICIDADE
Better Collective