Home Futebol Inglês, cores diferentes e mais: veja a história da fundação do Fluminense

Inglês, cores diferentes e mais: veja a história da fundação do Fluminense

Fundado há 118 anos, Fluminense teve grande influência de estrangeiros para ser criado e posteriormente virar um dos maiores times da história do Brasil

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Um dos maiores clubes brasileiros, o Fluminense completa 118 anos nesta terça-feira. Com inúmeros títulos e craques lendários que passaram pela equipe, o Tricolor se fortaleceu ao longo dos anos e evoluiu para o patamar onde somente os grandes alcançam. Mas o clube como conhecemos atualmente é bem diferente daquele que foi fundado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJja1JZRTVHbyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Em 21 de julho de 1902, o Fluminense Football Club foi fundado por Oscar Cox, brasileiro filho de um inglês que era Cônsul da coroa britânica no Equador. Ainda muito jovem, Oscar viajava para o país de seu pai constantemente e sempre buscava trazer novidades para o clube. Seja em equipamentos, ideias e a evolução do próprio futebol em si o Fluminense era um dos primeiros clubes do Brasil a experimentar o que já fazia sucesso na Europa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nos primeiros anos, o uniforme do Fluminense era diferente do que atual que é em verde, branco e grená. As cores azul e branco eram predominantes no manto da equipe, mas as dificuldades em encontrar o tecido cinza para a produção acabou resultado em uma alteração das cores em 1904. Com isso, o Tricolor começou a ganhar a cara que todos conhecemos. A presença de Oscar Cox foi presente durante muitos anos na equipe.

A influência e o desejo de transformar o clube em ser o primeiro em tudo fez com que o Flu buscasse evoluir em vários aspectos. Ter uma casa só sua era o primeiro passo para apresentar seu futebol aos torcedores. A construção do Estádio das Laranjeiras foi o primeiro grande passo de uma mudança e inclinação para a profissionalização do clube. O primeiro estádio de cimento da América Latina foi então inaugurado em 1914 e virou a primeira casa histórica da equipe.

Ao longo dos anos, o Fluminense foi contando com o apoio de grandes jogadores, foi cavando seu nome nos principais campeonatos do Brasil e mostrou a importância da sua camisa no cenário sul-americano. Entre conquistas marcantes e campanhas históricas, o clube transformou o desejo de um carioca na vida de milhões de torcedores.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Você sabe o motivo do Fluminense ter o apelido de “Pó de Arroz”?

Fluminense 118 anos: veja a seleção com os melhores jogadores da história do Tricolor

Fluminense: cinco camisas mais bonitas na história do Tricolor

PUBLICIDADE
Better Collective