Home Automobilismo Muita história: veja quais são os 10 principais circuitos da Fórmula 1

Muita história: veja quais são os 10 principais circuitos da Fórmula 1

Existente desde 1950, Fórmula 1 teve muitos circuitos que estiveram durante muito tempo nas temporadas, mas que saíram e outros que permanecem até hoje

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A Fórmula 1 enfim está pronta para estrear a temporada 2020 após uma longa paralisação que adiou o início da categoria em 2020. Apesar de importante nos últimos anos, o circuito da Áustria não é um dos mais queridos por pilotos e público que acompanha a competição.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ6TUxIcTBqTCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Em toda história, inúmeros circuitos estiveram presentes na Fórmula 1 seja durante algumas temporadas ou presentes até hoje no calendário de provas. Em celebração a volta da competição, o Torcedores separou cinco pistas que certamente estão eternizadas na história da categoria por toda a magia apresentada para pilotos, e claro, os fanáticos torcedores.

PUBLICIDADE

Interlagos – Brasil

O Brasil não poderia ficar de fora de uma das mais tradicionais categorias do automobilismo. Com Ayrton Senna sendo o grande nome do circuito, a competição está no calendário da Fórmula 1 desde 1972. Desde então, Interlagos passou por algumas mudanças até chegar no atual modelo em que as competições são disputadas no sentido anti-horário, o emocionante ‘S do Senna’ que já presenciou grandes momentos na história e tem Michael Schumacher como o maior campeão com quatro conquistas.

Monza – Itália

Um dos mais históricos e antigos circuitos do mundo, Monza está na lista das principais pistas do mundo. Desde 1950 no calendário da Fórmula 1, a prova tem quase 6 mil km divididos em 53 voltas e também tem o heptacampeão Schumacher como o maior vencedor com cinco vitórias na casa da Ferrari.

Monaco – França

Pilotar em Mônaco é um dos grandes desejos de todos os pilotos de Fórmula 1. Além das belas visões ao longo de todo o trajeto, a pista estreita promove muitas emoções entre durante todo o percurso desde 1950. O circuito possui 78 voltas em ruas do principado com direito a passagem em túnel e luxuosos barcos ao redor de toda a pista. Em 70 anos de F1, o maior vencedor da prova foi o brasileiro Ayrton Senna com seis conquistas.

Suzuka – Japão

A Ásia também recebe a Fórmula 1 e Suzuka é um dos principais endereços. Desde 1987 no calendário da categoria, a pista criada para impulsionar a participação da Honda tem 53 voltas e já presenciou o título do brasileiro Nelson Piquet no seu ano de abertura. Assim como os principais circuitos, Schumacher é o principal vencedor com seis vezes no lugar mais alto do pódio.

PUBLICIDADE

Silverstone – Inglaterra

Qual fã de Fórmula 1 que não gostaria de estar no berço da competição? A primeira prova da história da categoria foi em 13 de maio de 1950 e teve o circuito de Silverstone como casa. A pista que passou por mudanças ao longo dos anos viu Lewis Hamilton ser seis vezes campeão da prova e se transformou em um dos lugares mais queridos pelos fãs de automobilismo.

Indianapolis – Estados Unidos

Apesar de atualmente pertencer a Indy, o circuito de Indianapolis já foi da Fórmula 1. Entre idas e vindas, as famosas pistas norte-americanas estiveram no calendário da F1 até 2007 e Rubinho Barrichello é o dono da volta mais rápida da história da pista.

Montreal – Canadá

O circuito do Canadá surgiu após os Jogos Olímpicos de Montreal em 1976. Com objetivo de expandir a participação do país em grandes esportes do mundo, a pista entrou de vez no calendário dois anos depois e tem um dos trajetos mais longos da categoria com 70 voltas.

Sakhir – Bahrein

Pista quente e com muita ventania que faz os pilotos terem que adaptar suas estratégias ao longo do percurso. A pista entrou no calendário da Fórmula 1 em 2004 e possui um dos mais difíceis trajetos com Vettel sendo o maior vencedor com 4 vitórias.

PUBLICIDADE

Barcelona – Espanha

A Catalunha também tem um circuito para chamar de seu. As curvas rápidas e emocionantes da pista de Barcelona é uma das melhores da categoria estando no calendário desde 1991 como uma forma de expansão do esporte no país junto das Olimpíadas do ano seguinte.

Ímola – Itália

Assim como Indianapolis, o circuito de Ímola acabou saindo da Fórmula 1 desde 2006. Durante 26 anos, a pista esteve como uma das principais e melhores da categoria, mas o acidente que resultou a morte de Ayrton Senna em 1994 acabou fazendo com que o lugar perdesse parte do brilho.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Bottas supera Hamilton por 0s012 e fatura pole para o GP da Áustria

Fórmula 1: quem são os favoritos para o GP da Áustria?

Toto Wolff afirma que os GPs do Brasil e EUA não devem ser disputados