Home Futebol Por que o Brasil dificilmente contrata jogadores de fora da América Latina?

Por que o Brasil dificilmente contrata jogadores de fora da América Latina?

Contratações de estrangeiros, como a de Kalou e Honda, são bem raras no futebol brasileiro

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: [email protected]

Ontem o Botafogo anunciou o atacante marfinense Kalou de 34 anos. Alguns meses antes, o time carioca também contratou o japonês Honda. No ano passado, o São Paulo trouxe o lateral espanhol Juanfran. Apesar dessas contratações recentes, é bem raro um clube brasileiro contratar um jogador de fora da América Latina.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI4OGlkcnFDMCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

De certa forma, contratar uma grande estrela internacional ou até um jogador de outro país, pode trazer visibilidade ao clube no exterior. Por exemplo, ontem, o Botafogo foi manchete em vários jornais esportivos internacionais. No entanto, mesmo assim os clubes preferem optar por não realizar esse tipo de contratação.

PUBLICIDADE

Mas qual o motivo disso? Bom, existem vários motivos que podem explicar essa escolha dos clubes. Dessa forma, separamos abaixo 3 motivos para os clubes brasileiros evitarem contratar jogadores de fora da América Latina. Confira:

Diferença salarial

O teto salarial brasileiro é bem menor que a maioria dos países da Europa, China e outro mercados. Portanto, caso o futebol brasileiro se interesse por uma grande estrela, ele teria que investir pesado e ainda concorrer com mercados que oferecem salários muito mais altos, como a China.

Dificuldade de adaptação

A adaptação é um dos principais motivos para os clubes brasileiros evitarem contratar esse jogadores. Dessa forma, os jogadores estrangeiros falam outro idioma e possuem outras culturas, que muitas vezes são bem diferentes das encontradas aqui. Além disso, há também a adaptação ao estilo de jogo do futebol brasileiro.

Limite de estrangeiros

Talvez os clubes “arriscassem” mais se o limite de estrangeiros em cada clube fosse maior. Atualmente cada time do futebol brasileiro pode ter apenas 5 estrangeiros no clube. Dessa forma, quando os clubes tentam contratar um estrangeiro, os dirigentes brasileiros priorizam contratações de jogadores que atuam na América Latina, para ter menos problemas com adaptação e salários.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Veja 4 fatos marcantes de Glenda Kozlowski na Globo

Veja 4 fatos da história do Botafogo que podem ter seduzido Kalou

La Liga: Real Madrid x Alavés é destaque nesta sexta; veja os jogos

PUBLICIDADE