Home Futebol Relembre a carreira de Tupãzinho, ídolo do Corinthians

Relembre a carreira de Tupãzinho, ídolo do Corinthians

Pedro Francisco Garcia, mais conhecido como Tupãzinho, completa 52 anos de vida

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: [email protected]

Há quase 30 anos atrás, o Corinthians conquistava o seu primeiro brasileiro com gol de Tupãzinho. Foi justamente por causa desse gol que Tupãzinho se tornou conhecido nacionalmente e muito querido entre todos os Corinthianos.

PUBLICIDADE

Tupãzinho era meia-atacante e também não era considerado um jogador acima de média. Inclusive, durante os seus cinco anos vestindo a camisa do Corinthians, nunca foi titular absoluto. Entretanto, ele costumava brilhar quando entrava no segundo tempo, marcando vários gols importantes. Vale lembrar que por esse motivo, ele passou a ser apelidado de Talismã da Fiel.

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJqemptdWZzaCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Durante sua juventude, Tupãzinho, atuou pelo Tupã Futebol Clube, mas somente atuou como profissional pelo São Bento. Ele atuou por dois anos no time do interior, até ser contrato, junto com o zagueiro Guinei, pelo Corinthians em 1990. Dessa forma, ele permaneceu no time da capital até 1995. Nesses 5 anos, Tupãzinho atuou em 341 partidas e marcou 52 gols. Além disso, ele um Campeonato Brasileiro (1990), uma Copa do Brasil (1995), uma Supercopa do Brasil (1991) e um Campeonato Paulista (1995).

Em 1996, ele teve uma passagem rápida pelo Fluminense, marcando 2 gols em 14 partidas. No ano seguinte, se transferiu para o América-MG, onde foi campeão da Serie B também artilheiro da competição com 13 gols. Em 1998, ele se transferiu para o XV de Piracicaba e teve uma passagem apagada. Depois disso, o jogador acabou passando por vários clubes menores, como Matonense, Caldense, Jaboticabal, União Rondonópolis, CENE e Paranavaí. Por fim, o jogador se aposentou em 2004 pelo Real de Itumbiara.

Atualmente, o meia-atacante é treinador do Tupã Futebol Clube.

LEIA MAIS:

5 jogadores que acionaram a justiça para sair do clube

PUBLICIDADE

Veja quem é Claudinho, o possível reforço do Cruzeiro!

La Liga e Premier League: veja os destaques desta segunda-feira