Home Futebol Referências! Relembre cinco jogadores que foram capitães por anos em seus clubes

Referências! Relembre cinco jogadores que foram capitães por anos em seus clubes

Atletas marcaram época defendendo seus clubes, sendo símbolo de liderança

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

No futebol, a braçadeira de capitão normalmente é conferida ao atleta que possui um espírito de líder e de sintonia com o clube, sendo exemplo para os demais jogadores. “Porta-voz” da equipe dentro das quatro linhas, ele tem a árdua missão de contagiar os companheiros adversos, bem como acalmar os ânimos em momentos conturbados.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Abaixo, listamos cinco jogadores que se destacaram por exercer com maestria a função de capitão em suas respectivas equipes. Lembrou de algum que foi não relacionado, deixe sua mensagem nos comentários.

PUBLICIDADE

ROGÉRIO CENI – SÃO PAULO

O lendário goleiro do São Paulo também exerceu por anos a função de capitão da equipe, e com notória maestria. Homem das bolas paradas, o arqueiro artilheiro escreveu sua história dentro do clube do Morumbi, conquistando façanhas emblemáticas não só para o Tricolor, como números individuais.

FRANCESCO TOTTI – ROMA

A relação entre Francesco Totti e a Roma é algo cada vez mais raro no futebol. Um dos maiores ídolos na história do tradicional time italiano, o meia atuou pelo clube por impressionantes 25 anos, figurando mais de uma década como capitão e líder da equipe giallorossi. A sua aposentadoria dos gramados se deu no dia 28 de maio de 2017.

PUBLICIDADE

BUFFON – JUVENTUS

Único jogador entre os listados que ainda atua dentro das quatro linhas, o experiente Gianluigi Buffon foi por muitos anos capitão da Velho Senhora, conquistando inúmeros feitos expressivos. Atleta que mais atuou com a camisa do time bianconero, o arqueiro não quis ficar com a braçadeira de capitão em seu retorno ao clube de Turim, mas independente disso segue sendo a principal referência na equipe comandada por Maurizio Sarri.

DUNGA – SELEÇÃO BRASILEIRA

O volante aguerrido com passagens por Internacional, Corinthians, Santos e futebol italiano, marcou época defendendo a Seleção Brasileira. Ao lado de Maradona e Rummenigge, ele atingiu a façanha de usar a braçadeira do escrete nacional em duas finais de Copa do Mundo (1994 e 1998).

PUBLICIDADE

ZITO – SANTOS

Quem também marcou época foi Zito. Em 15 anos defendendo o Santos, o atleta entrou para rol dos jogadores que mais atuaram pelo clube paulista na história, com 727 partidas disputadas, e 57 tentos anotados. Além de todo o protagonismo como capitão do Peixe, o jogador faturou o bicampeonato com a Seleção Brasileira (1958 e 1962). Referência na época de Pelé, Zito acabou falecendo em 2015, aos 82 anos.

LEIA MAIS: