Home Futebol Quem é o “Samba Striker”, maior artilheiro brasileiro da história do Bayern e considerado lenda do clube alemão?

Quem é o “Samba Striker”, maior artilheiro brasileiro da história do Bayern e considerado lenda do clube alemão?

Giovane Élber fez história no clube alemão

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

Nem todos lembram de Giovane Élber, mas o atacante brasileiro marcou época no Bayern de Munique e até hoje é considerado uma lenda do clube.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

Revelado pelo Londrina, Élber brilhou com a camisa do clube alemão, mas é ídolo também de outra equipe da Bundesliga, o Stuttgart.

PUBLICIDADE

Conhecido como “Samba Striker” na Alemanha, em referência ao ritmo popular no Brasil e ao faro de goleador, Élber nasceu em uma cidade que nada tem a ver com o samba. Natural de Londrina, o centroavante apareceu na base do próprio Tubarão paranaense e saiu direto para o Milan em 1990.

Sem chances no clube, passou três temporadas no Grasshopers, da Suíça, onde foi artilheiro do campeonato nacional antes de chegar à Alemanha.

Apos 95 jogos e 44 gols pelo Stuttgart, foi para o Bayern de Munique em 1997, onde se tornou ídolo e lenda para a torcida.

Inovou na Baviéria e marcou o lembrado gol em que comemorou se enrolando no símbolo do clube. O gesto viralizou e já foi repetido por vários torcedores e até mesmo jogadores. Relembre:

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJYVmhjdHBjMSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Foram seis anos no clube e uma coleção de títulos: 4 Copas da Liga, 3 Copas da Alemanha, 4 Bundesligas, 1 Liga dos Campeões e 1 Mundial de Clubes.

Seu gol mais lembrado foi na temporada de 1999, quando marcou sem ângulo após roubar bola do goleiro adversário e acertou um chutaço. Assista:

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ3dWNHMEw2MiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

O camisa 9 se despediu em 2003 e com direito a um golaço que ficou marcado. Contra o Borussia Monchengladbach, em janeiro daquele ano, marcou seu último tento na Bundesliga.

View this post on Instagram

THE SAMBA STRIKER! O Brasil foi recheado de grandes atacantes nos anos 1990 e muitos esqueceram de Giovane Élber, ídolo histórico do Bayern de Munique e multicampeão pelo clube. O jogador apareceu na base do Londrina em 1990 e passou por Milan e pelo futebol suíço antes de chegar à Alemanha como referência no Stuttgart, onde marcou 44 gols em 95 jogos. Mas foi em 1997 que Élber chegou ao Bayern e se transformou em uma lenda do clube. Foram sete temporadas na Baviéra com 265 jogos disputados e 139 gols marcados, mas sempre esquecido pela Seleção Brasileira. O ápice do camisa 9 foi na temporada 2000/01, quando conquistou a Liga dos Campeões da Europa. Já de saída do Bayern, em 2003, Élber se despediu com um golaço contra o Borussia Monchengladbach, e foi esse o escolhido para simbolizar o aniversário de 48 anos do centroavante! Assista e curta o gol de Élber! ?? Parabéns, @giovaneelber! ? #bayern #goal #golaco #gol #bayernmunchen #bayerndemunique #alemanha #bundesliga #futebolalemao #londrina #milan #elber #samba #striker #quarentena

PUBLICIDADE

A post shared by Matheus Camargo (@nostalgicosfc) on

Foram 139 gols em 265 com a camisa vermelha do Bayern de Munique.

O jogador ainda foi para a França, onde foi bicampeão francês pelo Lyon, e voltou para o Brasil para defender seu primeiro e único clube do G-12, o Cruzeiro.

PUBLICIDADE

Não fez feio pela equipe e foi campeão mineiro em 2006. Foram 29 jogos e 11 gols com a camisa celeste, mas aposentadoria no fim da mesma temporada, aos 34 anos.

Élber fez 15 jogos pela Seleção Brasileira e marcou sete gols. Muitos o colocavam no radar para a Copa do Mundo de 1998, mas uma lesão no ombro e a falta de prestígio com Zagallo lhe tiraram a chance.

Leia mais:
Competição de estrelas! 18 craques que estiveram na Copa América de 99 e talvez você não lembre