Home Futebol Supercopa da Inglaterra: conheça a história e curiosidades sobre a competição centenária

Supercopa da Inglaterra: conheça a história e curiosidades sobre a competição centenária

Torneio do próximo ano já tem o Liverpool como um dos finalistas

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.
PUBLICIDADE

A Federação Inglesa de Futebol divulgou nesta quarta-feira (29) a data da final da próxima Supercopa da Inglaterra. Disputada tradicionalmente no lendário Wembley, a competição será realizada no dia 29 de agosto, reunindo assim o campeão da Premier League, Liverpool, contra o vencedor do embate entre Arsenal e Chelsea, marcado para este fim de semana, válido pela Copa da Inglaterra.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Apesar de não ter o grande prestígio se comparada com outras competições no país, a Supercopa da Inglaterra possui uma vasta tradição sendo disputada há mais de 100 anos. O modelo atual existe desde 1908, com o nome de Charity Shield. Em 2001, o torneio passou a ser chamado de Community Shield – fazendo menção às origens beneficentes.

PUBLICIDADE

Ainda com nome de Sheffiff of London Shield, a Supercopa foi disputada pela primeira vez em 1898, quando o então xerife de Londres, Thomas Dewar, resolveu promover uma partida amistosa entre o melhor time profissional do país contra o melhor amador. A renda do embate foi revertida para organizações da capital, enquanto o campeão receberia um enorme troféu de prata.

Anos mais mais tarde, – 1908 – quando os clubes amadores resolveram criar a sua própria federação, a Charity Shield original deixou de existir, dando espaço para a criação de uma nova competição, que perdura até os dias atuais. Em 2002, por questões burocráticas, a a Supercopa passou a se chamar Community Shield.

Atualmente, toda a renda envolvida na partida é distribuída entre os 124 times que disputam a primeira fase da Copa da Inglaterra, e estes decidem quais projetos e instituições de caridade vão ajudar.

CURIOSIDADES

PUBLICIDADE

Antes do início da década de 1990, a final da Supercopa da Inglaterra não tinha a disputa das penalidades, caso o duelo terminasse empatado após o tempo regulamentar. A solução adotada na época era o compartilhamento do troféu, com as equipes finalistas da edição ficando com o objeto por seis meses.

Apesar de todas as reformulações no torneio, o troféu da Supercopa da Inglaterra sempre manteve o mesmo formato. A disputa entre dois times profissionais só veio ocorrer em 1921, quando Tottenham e Burnley mediram forças na final. O duelo com mais gols na história da competição se deu em 1911. Naquela oportunidade, o Manchester United atropelou o Swindon Town pelo placar de 8 a 4.

MAIORES CAMPEÕES

Em termo de título, o Manchester United aparece soberano com 21 conquistas, sendo o último no ano de 2016. Possível finalista da próxima edição do torneio, o Arsenal divide o segundo posto com o Liverpool, tendo faturado 15 títulos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS: