Home Futebol Você sabe quem Iniesta homenageou após gol na final da Copa de 2010?

Você sabe quem Iniesta homenageou após gol na final da Copa de 2010?

Há 10 anos, o craque da Seleção Espanhola fazia o gol do título da Copa do Mundo e homenageava um ídolo do Espanyol

Rafael Pimenta
Meu nome é Rafael Pimenta Vieira e sou formado em Jornalismo pela UNESP. Trabalho no Torcedores.com desde março de 2020, desempenhando a função de redator. Sou apaixonado por futebol, basquete, games e automobilismo. Curiosamente, também escrevo sobre os quatro temas. Contato: [email protected]

No dia 10 de julho de 2010, a Seleção Espanhola se sagrava pela primeira vez como campeã do mundo ao derrotar a Holanda na final pelo placar de 1 a 0. Na ocasião, Iniesta fez o gol espanhol espanhol e durante sua comemoração tirou o uniforme e estendeu uma camisa que continha a frase: “Dani Jarque para siempre com nosotros“. Em português, essa frase significa “Dani Jarque, para sempre conosco.”

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJKSFJKdWl6USIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Essa homenagem pegou muitas pessoas de surpresa por vários motivos. No entanto, ela ficou marcada na história da Seleção Espanhola e acabou imortalizando o nome de Jarque. Mas afinal, quem era Dani Jarque?

PUBLICIDADE

Quem era Dani Jarque?

De forma resumida, Dani Jarque foi um jogador de futebol da geração que foi campeão do mundo pela Espanha. Dessa forma, ele teve passagens por todas as seleções de base. Além disso, o zagueiro foi revelado pelo Espanyol, onde construiu toda a sua carreira futebolística. Em 2009, quando era titular absoluto do clube catalão e tinha apenas 26 anos, acabou falecendo devido a um ataque cardíaco. Curiosamente, o zagueiro tinha acabado de receber a braçadeira de capitão de Mauricio Pochettino, então técnico do clube e estava na sua melhor fase da carreira.

A fase dele era tão boa, que estava sendo cotado na Seleção da Espanhola. Além disso, ele era demonstrava muito amor pelo Espanyol e já havia recebido propostas para sair do clube. No entanto, mesmo recebendo oportunidades muito melhores, ficou no Espanyol, que na época passava por um dos piores momentos da sua história.

Dessa forma, na final da Copa do Mundo de 2010, Iniesta decidiu homenagear o amigo. Vale mencionar que os dois atuavam por times rivais, mas chegaram a atuar juntos na seleção de base da Espanha. Além disso, os dois “se davam” carona para treinos do Espanyol e Barcelona.

Apesar de toda a rivalidade, a torcida do Espanyol fez uma homenagem a Iniesta no primeiro clássico após a Copa do Mundo. Dessa forma, foram estendidas faixas agradecendo Iniesta pela homenagem.

PUBLICIDADE

Dani Jarque é celebrado até os dias atuais pelos torcedores do Espanyol, já que um dos portões do estádio Cornellá-El Prat carrega o nome e apresenta uma estátua de Jarque. Além disso, durante todos os jogos do Espanyol dentro de casa, os torcedores fazem uma salva de palmas em homenagem ao zagueiro no minuto 21, número de sua camisa.

LEIA MAIS:

Relembre polêmicas entre Fernando Prass e Ricardo Oliveira

La Liga: Real Madrid x Alavés é destaque nesta sexta; veja os jogos

Veja 4 fatos marcantes de Glenda Kozlowski na Globo

PUBLICIDADE