Home Futebol De campeão da Libertadores a completos desconhecidos: veja 5 jogadores brasileiros que estão no futebol africano

De campeão da Libertadores a completos desconhecidos: veja 5 jogadores brasileiros que estão no futebol africano

Mercado não conta com tantos ‘tupiniquins’

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O futebol africano está longe de ser o mais ‘pomposo’ do futebol internacional, mas vários jogadores brasileiros já se aventuraram pelo continente.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ2eUw4NVZFSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

PUBLICIDADE

Alguns, inclusive, tem buscado seu lugar ao sol nas ligas alternativas da África.

Veja 5 jogadores brasileiros que estão no futebol africano:

Maikon Leite
O atacante, ex-Palmeiras e Santos, que brilhou no início da carreira, mas sofreu com lesões, está atualmente com 32 anos e defende o Petro Luanda, de Angola. Maikon Leite acumula no currículo títulos importantes como a Copa Libertadores de 2011, com o Santos, e a Copa do Brasil de 2012, com o Palmeiras. Ainda foi campeão da Copa do Nordeste com o Bahia em 2017.

Tony
O atacante brasileiro é mais um jogador que está no Petro Luanda, de Angola. Tony foi revelado pelo Atlético-MG em 2011 e rodou por vários clubes do futebol brasileiro. Passou por Democrata de Sete Lagoas, Marcílio Dias-SC, Metropolitano-SC, Tombense-MG, Cascavel-PR, Brusque-SC, teve chance no Paraná Clube, mas está desde 2017 no futebol angolano. Foi o artilheiro do último campeonato nacional com 19 gols.

PUBLICIDADE

https://www.youtube.com/watch?v=u1rX3Jaobck

Tiago Azulão
O atacante de 32 anos é um dos brasileiros mais rodados do futebol africano. Revelado no futebol mineiro no início da década, passou por vários clubes pequenos do estado como Guarani de Divinópolis, Tombense, Tricordiano, Uberlândia, Boa Esporte, Villa Nova e Caldense. Passou também por Oeste, Madureira, CRB e Fortaleza, onde teve sua principal chance no Brasil em 2015.

Tiago ainda passou pela Turquia e pela Malásia antes de desembarcar no mesmo Petro Luanda, em 2016. Ídolo do clube, somou 71 gols em 117 jogos pela equipe, tanto é que se transferiu para o futebol europeu em 2019 para defender Olympiacos Nicosia, do Chipre, que chegou a disputar a fase prévia da Liga Europa. Após a pausa do futebol, porém, Azulão retornou ao Petro Luanda para mais uma temporada.

Claudio Rafael
O zagueiro de 27 anos fez carreira no futebol nordestino e rodou por Vitória-PE, Murici-AL e Parnahyba-PI antes de desembarcar o futebol do Marrocos para defenser o Olympique de Safi em 2019.

PUBLICIDADE

https://www.youtube.com/watch?v=XqKkk7pBPvM

Ricardo Nascimento
O lateral-esquerdo foi revelado pelo Friburguense e passou pelo time de formação Olé Brasil antes de se aventurar no futebol português. Passou por Penafiel, Portimonense e Académica, todos de Portugal, voltou rapidamente ao Brasil para defender o Comercial-SP, mas está desde 2016 no Mamelodi Sundowns, um dos maiores clubes da África do Sul.

https://www.youtube.com/watch?v=agPWen74ask

Leia mais:
Rei da grande área? Há 22 anos, Romário marcava golaço da intermediária e mostrava que era craque em qualquer lugar

PUBLICIDADE