Home Futebol Brasileirão 2020: tudo que você precisa saber antes do início da competição

Brasileirão 2020: tudo que você precisa saber antes do início da competição

Primeira rodada do Brasileirão 2020 tem início entre os dias 8 e 9 de agosto, mas três jogos foram adiados e não possuem data para acontecer

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

O Brasileirão 2020 está pronto para começar depois de quase três meses de atraso devido a pandemia de coronavírus. Apesar do adiamento, a competição iniciará rumo a uma temporada atípica em que não deve ter público.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ5a2Z2UkxXNSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Com o início do Brasileirão iminente, o Torcedores preparou um guia com as principais informações antes da bola rolar. Confira:

PUBLICIDADE

Início e término

O Brasileirão da Série A tem início neste final de semana, dias 8 e 9 de agosto onde 14 dos 20 times entraram em campo. Os jogos entre Botafogo x Bahia, Corinthians x Atlético-GO e Palmeiras x Vasco foram adiados devido as finais que Tricolor, Timão e Verdão disputam no mesmo final da semana. Até o momento, a CBF ainda não remarcou as partidas.

Em uma temporada atípica, o calendário para a temporada 2020 também será diferente. Ao invés do tradicional término na primeira semana de dezembro, o Brasileirão terá jogos entre os feriados de Natal e Ano Novo em um modelo similar com que os principais campeonatos europeus apresentam. A última rodada está marcada para acontecer no dia 24 de fevereiro de 2021.

Regulamento

O regulamento do Brasileirão 2020 é similar com o que foi nos anos anteriores. Cada clube irá disputar 38 jogos sendo 19 como mandante e 19 como visitante e enfrentando cada time da tabela duas vezes. Para esta temporada, no entanto, a presença dos torcedores ainda é incerta devido a situação grave que o país vive.

Com isso, o Brasil teria que ver a pandemia apresentar números melhores. Além disso, alguns jogos podem mudar de lugar conforme aconteceu com o Paulistão em que times tiveram que atuar em outros estádios por ordem do próprio governo estadual.

PUBLICIDADE

Transmissão

Para o Brasileirão 2020, a MP que visa entregar os direitos de transmissão aos mandantes pode gerar um grande imbróglio. Todos os 20 clubes acertaram contratos na temporada anterior e ambos são válidos até 2024 tanto para aqueles que acertaram com o Grupo Globo como com a Turner. No entanto, a medida visa entregar aos mandantes o direito de escolher para quem transmitir.

Apesar da MP estar vigente, a Globo já avisou que entrará na justiça caso seus contratos sejam quebrados. A Turner até apresentou inicialmente a ideia de conversar com alguns clubes assinados com a rival para transmitir os jogos, mas ambos os processos podem render durante um bom tempo. A notícia boa é que o Red Bull Bragantino acertou nesta quinta-feira um acordo com a emissora carioca até 2024 para todas as plataformas.

Clubes

O Brasileirão de 2020 segue no modelo com 20 clubes sendo quatro rebaixados, quatro times que irão para a Libertadores de forma direta e dois para a fase preliminar da competição. Dos clubes que estavam em 2019, Cruzeiro, Chapecoense, Avaí e CSA foram rebaixados enquanto Red Bull Bragantino, Sport, Atlético-GO e Coritiba voltaram para a elite em 2020.

Primeira rodada

Confira quais serão os jogos da primeira rodada do Brasileirão 2020

PUBLICIDADE

Fortaleza x Athletico – 08/08/2020 às 19h no Castelão

Coritiba x Internacional – 08/08/2020 às 19h30 no Couto Pereira

Sport x Ceará – 08/08/2020 às 21h no Ilha do Retiro

Flamengo x Atlético-MG – 09/08/2020 às 16h no Maracanã

PUBLICIDADE

Santos x Red Bull Bragantino – 09/08/2020 às 16h na Vila Belmiro

Goiás x São Paulo – 09/08/2020 às 16h no Serrinha

Grêmio x Fluminense – 09/08/2020 às 19h na Arena

Botafogo x Bahia – Adiado

PUBLICIDADE

Palmeiras x Vasco – Adiado

Corinthians x Atlético-GO – Adiado

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Brasileirão 2020: relembre 5 jogadores recém-contratados para a competição

Brasileirão 2020: veja 5 jogadores que podem ficar de fora da estreia da competição

Brasileirão 2020: confira quem são os jogadores com mais tempo em um único clube da Série A