Home Futebol Campeonato Paraibano: saiba quem é o maior vencedor da competição

Campeonato Paraibano: saiba quem é o maior vencedor da competição

Final da edição de 2020 do Campeonato Paraibano reúne dois dos três maiores campeões da história que buscarão conquistar mais uma taça

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

A primeira final do Campeonato Paraibano 2020 ocorre nesta quarta-feira no Amigão a partir das 15h45 (de Brasília) entre Campinense e Treze. Ao todo, as equipes somam 35 títulos, mas entrarão em campo precisando quebrar um longo jejum sem conquistar o estadual.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJ0c002Z1VySiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

O maior campeão do Campeonato Paraibano é o Botafogo-PB com 30 conquistas. Vindo de um tricampeonato consecutivo, o Fogão acabou sendo eliminado nas semifinais em 2020 para o Treze-PB após uma vitória para cada lado e decisão nos pênaltis. Logo atrás do Botafogo-PB estão os dois finalistas da atual edição, mas com o Campinense somando 20 títulos enquanto o Treze conquistou 15.

PUBLICIDADE

Em 105 edições do Campeonato Paraibano apenas 22 equipes levantaram o troféu de campeão. Existente desde 1908, o estadual passou por muitas reformulações desde formato até equipes que disputam a competição. No início apenas clube da capital João Pessoa poderiam disputar o torneio, algo que foi descartado posteriormente e clubes do interior poderiam entrar em busca do título. Entre todos os campeões, apenas 7 times continuam ainda em atividade sendo o maior jejum do Confiança que tem o único título em 1997.

Entre os finalistas de 2020, tanto Treze quanto Campinense possuem alguns anos que não conquistam o Campeonato Paraibano. Com a soberania do Botafogo-PB nas últimas temporadas, as equipes alternaram em finais, mas sempre com o vice-campeonato sendo iguais para as equipes. O Treze-PB que foi vice-campeão em 2013 e 2017 conquistou o último título em 2011. Do lado do Campinense, o time chegou nas finais de 2018 e 2019, mas também não sabe o que é vencer a competição desde o bicampeonato em 2015 e 2016.

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE

Mercado da Bola: Campinense acerta retorno de lateral ex-Santa Cruz e Treze

Santos busca acordo com Everson e Eduardo Sasha com o auxílio de Cuca

Grêmio confirma 56 testes negativos do Covid-19; delegação vai completa para o Ceará