Home Futebol Como, quando e por que o Palestra Itália virou Palmeiras?

Como, quando e por que o Palestra Itália virou Palmeiras?

Ordem partiu do Governo Federal e atingiu uma das maiores agremiações de São Paulo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Que o Palmeiras foi fundado originalmente com o nome de Palestra Itália muitos sabem, mas a história por trás da mudança de nomenclatura do clube não é tão difundida assim.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJEYmJ5b0pmSCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

PUBLICIDADE

O próprio alviverde se orgulha de sua história e a apresenta em seu site oficial intitulada “Arrancada Heroica: de Palestra a Palmeiras”.

Isso porque o Palestra Itália já era uma das maiores agremiações de São Paulo e multicampeão em vários esportes, especialmente no futebol, quando um decreto entrou em vigência no Brasil.

Era 1942 e a Segunda Guerra Mundial assolava a Europa. O Brasil, neutro até então, entrou ao lado dos Estados Unidos e se tornou inimigo do eixo, o que provocou uma nova ordem: todas as instituições que fossem ligadas ou que tivessem qualquer alusão à Alemanha, Japão ou Itália deveriam mudar de nome ou se refundarem.

“Sob forte pressão pública, o Palestra Italia se viu obrigado a mudar de nome, passando a se chamar Palestra de São Paulo (já que “palestra” é uma expressão grega, o que não contrariaria a decisão governamental)”, apresenta o Palmeiras em seu site oficial.

PUBLICIDADE

“A mudança não aplacou as pressões políticas e até esportivas e, sob pena de perder seu patrimônio para outro clube e ser retirado do campeonato que liderava, o Palestra foi obrigado a mudar de nome novamente.”

Quando o palmeirense disser que o clube nasceu campeão, não se trata de um daqueles exageros de torcedor, mas sim de uma verdade.

A troca de nome de Palestra de São Paulo para Palmeiras se deu exatamente na véspera da final do Paulistão de 1942, contra o São Paulo. Em uma reunião da diretoria, ficou decidido o novo nome como Sociedade Esportiva Palmeiras, nome que foi escolhido para homenagear a então extinta Associação Atlética Palmeiras, instituição que tinha bom relacionamento com o Palestra e que ajudou o clube em outros momentos.

O primeiro jogo como Palmeiras foi justamente na decisão do Paulista. A equipe vencia por 3 a 1 e encaminhou o título após a marcação de um pênalti, quando o Tricolor decidiu se retirar de campo e entregar o título estadual ao alviverde.

PUBLICIDADE

Os jornais do dia seguinte estamparam a seguinte frase, conforme publicou o site oficial do clube, em manchete: “Morreu líder, nasceu campeão!”

Leia mais:
Real Madrid, PSG e mais: veja os 10 clubes que mais gastaram em uma única janela de transferências