Home Futebol Corinthians x Palmeiras: saiba tudo sobre o dérbi que abre as finais do Paulistão

Corinthians x Palmeiras: saiba tudo sobre o dérbi que abre as finais do Paulistão

Como chegam as duas equipes, as prováveis escalações, arbitragem, retrospecto e onde assistir ao vivo na TV e online; confira

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há mais de 15 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 51 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Corinthians e Palmeiras se enfrentam na noite desta quarta (5), a partir das 21h30, em clássico válido pelo jogo de ida das finais do Campeonato Paulista, que será disputado na Arena corintiana em Itaquera com os portões fechados, obedecendo aos protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em razão da pandemia do coronavírus.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Assista a um vídeo especial produzido pelo Corinthians celebrando os 30 títulos paulistas conquistados na história do clube do Parque São Jorge

A competição

No Paulistão, 16 clubes se dividiram em quatro grupos de quatro equipes na fase inicial. Os dois melhores de cada chave se classificaram às quartas de final que, assim como nas semifinais, foram disputadas com partida única. A decisão será realizada em dois confrontos e o time de melhor campanha tem a vantagem de decidir em casa.

Os dois piores colocados foram rebaixados para a Série A2 e os que terminaram entre o nono e o 14º lugar disputaram, na sequência, o Troféu do Interior.

PUBLICIDADE

Após ser campeão em 2018 diante do próprio Palmeiras, o Corinthians busca um feito histórico: o tetracampeonato estadual. Do outro lado, o Verdão conquistou o troféu pela última vez em 2008 também com o técnico Vanderlei Luxemburgo.

Os dois rivais voltam a se encontrar no próximo sábado (8), às 16h30, dessa vez no Allianz Parque, pelo segundo e decisivo dérbi que decidirá o campeão paulista de 2020.

Como chegam as equipes

Palmeiras terminou a primeira fase na liderança do Grupo B com 22 pontos. Na sequência, superou o Santo André nas quartas de final por 2 x 0 e depois a Ponte Preta, nas semifinais, pelo placar de 1 x 0.

Já o Corinthians passou da condição de quase rebaixado para a segunda colocação no Grupo D somando 17 pontos, seis a menos que o líder Red Bull Bragantino, eliminado pelo próprio Timão na fase seguinte por 2 x 0. No último domingo (1), o time alvinegro bateu o Mirassol por 1 x 0 e avançou às finais.

PUBLICIDADE
Patrick de Paula, do Palmeiras, disputa bola com o corintiano Ramiro, durante partida válida pela 11ª rodada (Foto: Cesar Greco/ Flickr oficial SE Palmeiras)

Patrick de Paula, do Palmeiras, disputa bola com o corintiano Ramiro, durante partida válida pela 11ª rodada (Foto: Cesar Greco/ SE Palmeiras)

Prováveis escalações

O técnico Tiago Nunes ainda não poderá contar com o atacante argentino Mauro Boselli, que segue afastado por ter sido submetido à cirurgia no rosto, mas pode voltar a relacionar o volante colombiano Victor Cantillo, que se recuperou da Covid-19.

Do lado alviverde, Felipe Melo e Gabriel Veron estão no departamento médico e desfalcam a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo. Porém, o treinador deve ter o retorno do lateral uruguaio Matías Viña.

Corinthians: Cássio, Danilo Avelar, Gil, Carlos Augusto e Fágner; Gabriel, Ederson e Luan; Mateus Vital, Ramiro e Jô

Palmeiras: Weverton, Luan, Gustavo Gómez, Matías Viña e Marcos Rocha; Patrick de Paula, Gabriel Menino e Ramires; Rony, Willian e Luiz Adriano

PUBLICIDADE

Retrospecto do confronto

Após mais de 103 anos de uma histórica rivalidade e considerando somente os jogos oficiais com 90 minutos de duração, os dois clubes já se enfrentaram 363 vezes e o retrospecto é bastante equilibrado, com 128 vitórias do Corinthians contra 127 triunfos do Palmeiras, mais 108 partidas que terminaram empatadas.

O último clássico aconteceu há exatamente duas semanas pela 11ª rodada do Paulistão, no primeiro jogo da competição depois da paralisação de mais de quatro meses por conta da pandemia do coronavírus, e o Timão venceu o Verdão também jogando em Itaquera pelo placar de 1 x 0, com gol do zagueiro Gil.

No último dérbi, também disputado na Arena em Itaquera, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1 x 0 (Foto: Cesar Greco/ Flickr oficial SE Palmeiras)

No último dérbi, também disputado na Arena em Itaquera, o Corinthians venceu o Palmeiras por 1 x 0 (Foto: Cesar Greco/ SE Palmeiras)

Como assistir ao vivo

O dérbi será transmitido ao vivo pela TV Globo em sinal aberto para os estados de São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá e o Distrito Federal, além da cidade de Resende-RJ.

A narração é de Cléber Machado e os comentários de Casagrande e Paulo Nunes, mais as participações de Sálvio Spínola na “Central do Apito” e de Edgar Alencar e Marco Aurélio Souza nas reportagens.

PUBLICIDADE

A partida também será exibida ao vivo e para todo o Brasil pelos canais SporTV e Premiere, com narração de Odinei Ribeiro e comentários de Alexandre Lozetti e Maurício Noriega, reportagens de André Hernan e Sandro Meira Ricci na “Central do Apito”.

Premiere (em sistema de pay-per-view) e SporTV são canais fechados que pertencem ao Grupo Globo e podem ser adquiridos por meio de um plano de TV por assinatura.

O assinante também pode assistir ao dérbi online pelo Premiere Play ou pelo SporTV ou Premiere por meio do Globosat Play, ambas plataformas de streaming compatíveis com dispositivos Android, iPhone (iOS), iPad e navegadores de internet. Basta acessar o site ou o aplicativo do canal Premiere ou do Globosat Play e preencher com os dados do cadastro na operadora de TV.

Arbitragem

O primeiro jogo da decisão do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras será apitado pelo árbitro Raphael Claus, que terá Daniel Paulo Ziolli e Neuza Inês Back como seus assistentes. Thiago Duarte Peixoto será o árbitro de vídeo e comanda o sistema de VAR.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

SporTV: confira quais jogos decisivos serão transmitidos AO VIVO nesta quarta (5)

Juntos, Cássio e Fagner perderam apenas três Dérbis em seis anos

Brasileirão 2020: confira cinco jogadores para ficar de olho