Home Futebol Ex-Boca Juniors, Gustavo Alfaro é o novo técnico da seleção do Equador

Ex-Boca Juniors, Gustavo Alfaro é o novo técnico da seleção do Equador

Gustavo Alfaro chega com a missão de classificar o Equador para a Copa do Mundo de 2022

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Sem surpresa para ninguém. A Federação Equatoriana de Futebol (FEF), oficializou nesta quarta-feira, através de entrevista coletiva virtual, que Gustavo Alfaro é o novo técnico da seleção do Equador. Ele, inclusive assinou contrato até julho de 2022. Afinal, a sua missão é classificar a equipe para a Copa do Mundo do Qatar.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

O argentino herda o lugar de Jordi Cruyff. O holandês pediu demissão da seleção em junho sem ter disputado uma única partida à frente da equipe. Afinal, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) atrapalhou o planejamento para as Eliminatórias para a Copa de 2022.

O treinador, filho do mitológico Johan Cruyff, foi contratado em janeiro deste ano, mas depois do número elevado de pessoas contaminadas no Equador, ele retornou à Espanha. Posteriormente, o técnico comunicou o seu desligamento da entidade.

PUBLICIDADE

Francisco Egas, presidente da FEF, vai divulgar nos próximos dias o nome dos outros membros da comissão técnica. A tendência é que o novo técnico peça a contratação de um auxiliar, um analista de desempenho, um preparador físico e um preparador de goleiros.

Antes do acerto com a FEF, Gustavo Alfaro estava prestes a definir a sua ida para os Estados Unidos. O treinador foi procurado por um clube que disputa a Major League Soccer. Porém, com a proposta de comandar o Equador, o técnico desistiu da oferta e pegou o projeto.

Comandar uma seleção era um sonho antigo de Alfaro. Em 2019, ele teve o nome cogitado para treinar a Arábia Saudita e os Emirados Árabes. As entidades, contudo, não chegaram a um acordo econômico com o argentino.

A carreira de Gustavo Alfaro

Aos 58 anos, Gustavo Julio Alfaro inciou a carreira com treinador há 28 anos no Atlético Rafaela. Posteriormente, ele acumulou experiência no Quilmes, Belgrano, San Lorenzo, Arsenal de Sarandi, Rosário Central, Tigre, Gimnasia e do Huracán.

PUBLICIDADE

Além disso, o argentino comandou o Al-Ahli, da Arábia Saudita, na temporada 2009/2010. Foi, inclusive, a primeira vez que ele comandou uma equipe do exterior. Apesar sexta colocação no campeonato local, Alfaro não teve o contrato renovado pelo príncipe Fahd bin Khalid.

Antes de assumir a seleção do Equador, Gustavo Alfaro comandou por duas temporadas o Boca Juniors. O treinador, nesse ínterim, venceu o Campeonato Argentino 2019/2020 e a Copa da Argentina 2018/2019.

LEIA MAIS: