Koeman vê carência no elenco do Barcelona, pede volta de Coutinho e indica nome de peso

Ronald Koeman foi contratado para acabar com maior crise esportiva da história do Barcelona

Wilson Pimentel
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação/Ajax

Ronald Koeman está agitando o mercado do futebol espanhol. E não é somente por sua notoriedade como treinador internacional, com passagens por Ajax, Benfica e Valencia. A chegada do treinador é um indício de investimentos milionários no que diz respeito a reforços.

Isso vai acontecer no Barcelona. Principalmente após o vexame frente ao Bayern de Munique atual detentor da taça da Liga dos Campeões da Europa. Koeman tem total conhecimento do clube no qual irá comandar. Afinal, o ex-zagueiro é um ídolo na torcida catalã.

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Ronald Koeman sabe muito bem as peças que possui e, principalmente, das que necessita para formar um elenco competitivo para a temporada 2020/2021. O presidente, Josep Maria Bortomeu, está impressionado com o conhecimento que o holandês tinha do elenco do Barça.

Tanto que das várias exigências que fez, além das financeiras, foi comandar uma reformulação de parte do grupo. O aporte financeiro ainda é mantido sob sigilo por uma questão de estratégia. Mas o clube está disposto a atender os pedidos do treinador.

Alguns dos pedidos de Koeman é a volta de Philippe Coutinho. O ex-meia do Vasco conquistou neste domingo a Champions League. Após ser comunicado que estava fora dos planos do ex-técnico Quique Setién, o brasileiro voltou a ser assunto no clube catalão.

O treinador holandês vê a necessidade de o time ter um legítimo camisa 10. Por isso, ele defende a reintegração de Coutinho ao elenco do Barça. Por outro lado, o jogador tem ofertas bem mais vantajosas financeiramente do Arsenal, Chelsea e Newcastle.

Além disso, o comandante pediu a contratação de um jogado em condições de ser titular para dividir o protagonismo com Lionel Messi. Mas o argentino vem colocando em dúvida seu futuro no Camp Nou. Afinal, o astro entende que chegou ao fim o seu ciclo no clube espanhol.

Até o momento, o Barcelona está focado na contratação do atacante Lautaro Martínez, da Internazionale. Recentemente, o argentino rejeitou uma oferta para renovar seu contrato com o clube italiano. Por isso, Koeman acredita que o clube tem boas chances de contratá-lo.

À primeira vista, Giuseppe Marotta, diretor esportivo da Inter, propôs um acordo de 5 milhões de euros (R$ 32,9 milhões, pela cotação atual) por ano. Afinal, o craque é alto de constantes investidas do Barcelona e do Manchester City.

A carreira de Ronald Koeman

Ronald Koeman iniciou a carreira como técnico de futebol em 1998. De lá para cá, ele comandou o time B do Barcelona, Vitesse, Ajax, Benfica, PSV, Valencia, AZ Alkmaar, Feyenoord, Southampton, Everton e seleção da Holanda. O treinador, nesse ínterim, venceu uma Supercopa de Portugal, uma Copa do Rei da Espanha, uma Copa da Holanda e quatro edições do Campeonato Holandês.

LEIA MAIS: