Home Futebol Liga dos Campeões já teve seis alemães na decisão; confira a lista

Liga dos Campeões já teve seis alemães na decisão; confira a lista

Bayern de Munique tentará dar mais um título da Champions para a Alemanha neste domingo (23)

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Bayern de Munique está na final da Liga dos Campeões da Uefa neste domingo, encarando o Paris Saint-Germain para tentar seu sexto título da competição. E mais uma taça para a Alemanha, que tem uma grande tradição em finais da liga.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id= “eyJrZXkiOiJuMk1QR3NtdCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
https://www.facebook.com/TorcedoresOficial
</h

Ao todo, seis times do país foram finalistas da Champions e três deles, um deles o Bayern, levantaram a taça mais cobiçada do Velho Continente. O Torcedores.com, na cobertura especial para a superdecisão deste domingo, irá mostrar as histórias destes clubes.

PUBLICIDADE

Eintracht Frankfurt (1960)

Coube ao Frankfurt ser o primeiro representante da então Alemanha Ocidental na final da Champions (então Copa dos Campeões), em 1960. Mas enfrentou o auge do grande Real Madrid de Puskás, Di Stéfano e cia, caindo na decisão numa partida cheia de gols: 7 a 3.

Bayern de Munique (1974/75/76, 1982, 1987, 1999, 2001, 2010, 2012/2013).

Foram ao todo dez finais da Liga dos Campeões para os bávaros. Nas três primeiras, conquistou o tri, além de títulos em 2001 e 2013. Em todas, com equipes repletas de craques, como Beckenbauer, Maier, Gerd Müller, Breitner, Élber, Oliver Kahn, Lahm, Thomas Müller, Ribéry, Robben, entre outros. Isso sem falar nas derrotas, como a histórica queda para o Manchester United em 1999, no finalzinho do jogo).

PUBLICIDADE

Borussia Mönchengladbach (1977)

O tri do Bayern poderia se converter num tetra alemão com o Gladbach indo à final contra o Liverpool. Mas os Reds, que vinham construindo uma dinastia que dominaria a Europa nos anos seguintes, venceram a decisão por 3 a 1 e encerraram o sonho do Borussia.

Hamburgo (1980 e 1983)

Hoje sem conseguir sair da segunda divisão alemã, o torcedor do Hamburgo deve se lembrar com carinho do começo da década de 80, quando foi a duas finais da Champions. Na primeira, caiu diante do Nottingham Forest. Depois, aprendeu a lição e bateu a Juventus de Platini e Boniek para conquistar a Europa.

PUBLICIDADE

Borussia Dortmund (1997 e 2013)

O time aurinegro da Vestfália saboreou o gosto do título pela primeira vez em 1997, ao bater a Juventus na grande final. E ainda tentaria em 2013 a segunda, mas o rival Bayern de Munique impediu o sonho de um segundo troféu da Champions.

Bayer Leverkusen (2002)

O Bayer nunca foi campeão da Bundesliga e é sinônimo de time que fica sempre no ‘quase’. Em 2002, teve a chance de ouro de ser campeão europeu, mas Zidane (que marcou um golaço que entrou para a história) e o Real Madrid mantiveram a sina do Leverkusen.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Viradas, goleadas e mais; Relembre 5 finais inesquecíveis de Champions League

Não é só o PSG! Confira todos os times franceses finalistas da Liga dos Campeões

(Crédito da foto: Divulgação/Facebook Bayern de Munique)