A final do Campeonato Paulista de 2020 terá um dérbi que colocará em campo um tabu a favor do Corinthians. A última vez que o Palmeiras superou seu rival em uma final do estadual foi em 1993, ano que o Verdão encerrou um jejum de 16 anos sem títulos.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJvZnkwNHBXWCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]
Após essa decisão os dois clubes voltaram a decidir o Paulistão em três oportunidades, com o Corinthians vencendo todas as finais disputadas.
No total do duelo temos finais estaduais decididas entre os dois times, com um placar de 4 a 3 para o Corinthians.
O Palmeiras venceu as finais de 1936, 1974 e 1993, enquanto o Corinthians levou o título nos anos de 1954, 1995, 1999 e 2018.
Confiança em Luxemburgo
Uma das grandes esperanças do torcedor do Palmeiras está no banco de reservas. Luxemburgo era o técnico que comandou o time que venceu o estadual em 1993. O time perdeu o 1º jogo por 1 a 0, gol de Viola, mas garantiu o título com um placar de 4 a 0 no jogo de volta.
Na época, o atacante do Corinthians celebrou o gol imitando um porco. Esse fato foi usado pelo técnico palmeirense para motivar seu time.
“O cara (Viola) sacaneando a gente, como é que pode um negócio desse, o nosso torcedor está totalmente chateado com isso”, falou Luxemburgo para seus jogadores.
“Na época, era vanguarda. Mandei criar um vídeo, de 17 minutos, e passei, em Atibaia, mostrando a história do Palmeiras, quanto o clube tinha de conquista, o Corinthians, o jogo, por que nós perdemos, o Viola imitando o porco”, afirmou.
Superioridade do Corinthians
Os torcedores do Timão têm motivos para confiar em um bom resultado na final deste ano. Após a polêmica em 1993, os times voltaram a se enfrentar em três finais do Paulistão. E em todas o Corinthians levou a melhor. Nos anos de 1995, 1999 e 2018 o título ficou no Parque São Jorge.
A superioridade também aparece no número de títulos. O Timão possui 30 conquistas, contra 22 do Palmeiras.
Polêmicas nas finais
Os torcedores do Corinthians reclamam muito da arbitragem de José Aparecido de Oliveira no segundo jogo da final de 1993. O motivo seria um carrinho de Edmundo em cima de Paulo Sérgio, quando o Palmeiras vencia por 1 a 0.
A reclamação era de que o atacante deveria ter levado o cartão vermelho no lance, deixando o Verdão com um a menos e a história da final poderia ter sido diferente. O motivo é que o atacante cavou duas expulsões de jogadores rivais e ainda sofreu um pênalti na partida.
Em 1999, após ser eliminado nas quartas de final da Libertadores, o Corinthians derrotou o Palmeiras, mas o que mais chamou atenção foram as embaixadinhas de Edilson aos 30 minutos do segundo tempo. O lance resultou numa briga generalizada, com o juiz precisando finalizar o jogo.
A última polêmica no estadual aconteceu em 2018. Aos 26 minutos do 2º tempo, o árbitro Marcelo Aparecido marcou um pênalti de Ralf em cima de Dudu. Mas após protesto dos corintianos e intervenção do quarto árbitro, o juiz voltou atrás na sua marcação.
LEIA MAIS:
Corinthians x Palmeiras: veja os palpites da imprensa para a final do Paulista
Palmeiras recebe integrantes de torcida organizada na véspera de decisão contra o Corinthians
Corinthians x Palmeiras darão milhões aos jogadores em caso de título Paulista; veja valores

