Será que você acerta o placar Apostar na Betano PUBLICIDADE

Home Futebol ‘Selección rojo-negro’? Relembre 11 jogadores sul-americanos que jogaram no Flamengo

‘Selección rojo-negro’? Relembre 11 jogadores sul-americanos que jogaram no Flamengo

Maurício Isla é o 88º jogador estrangeiro a vestir a camisa do Flamengo

Por Wilson Pimentel em 18/08/2020 20:03 - Atualizado há 4 anos

Fillol, Maldonado e Guerrero em ação pelo Flamengo
Fotomontagem /Flamengo

Em 125 anos de história, o Flamengo contou com uma legião de estrangeiros. À primeira vista, a lista conta com jogadores lendários como Agustín Valido, Carlos Volante, Dejan Petkovic, Francisco Reyes, Modesto Bría e Narciso Doval.

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Por outro lado, existem jogadores que não deixaram saudades entre os flamenguistas. Afinal, Claudio Borghi, Cristian Borja, Fernando Uribe, Lucas Mugni, Marlos Moreno e Pablo Armero são atletas que causam arrepios nos torcedores.

Em levantamento feito, o Torcedores.com relembra os principais (ou não) jogadores sul-americanos do Flamengo. Afinal, o lateral-direito Maurício Isla chega ao clube para aumentar ainda mais essa lista. Ele, inclusive, é o 88º jogador estrangeiro a vestir a camisa rubro-negra. Confira!

Ubaldo Fillol

Posição: Goleiro

País: Argentina

Jogos: 65

Revelado pelo Racing, da Argentina, Fillol atuou pelo Flamengo de 1984 a 1985. Ele, inclusive, é considerado um dos maiores goleiros da história do clube. O argentino não conquistou títulos pelo clube. Mas o arqueiro é lembrado com carinho pelo torcedor rubro-negro.

Wagner Rivera

Posição: Lateral-direito

País: Equador

Jogos: 13

Gols: nenhum

Foi contratado pelo Flamengo em 1996. Ele chegou à Gávea sendo chamado de ‘novo’ Arce pelo então presidente Kléber Leite. O equatoriano, porém, não conseguiu repetir o sucesso ídolo do Grêmio no futebol brasileiro. Posteriormente, o lateral foi dispensado pela diretoria rubro-negra.

Frickson Erazo

Posição: Zagueiro

País: Equador

Jogos: 7

Gols: nenhum

Foi um dos principais reforços do Flamengo para a disputa da Copa Libertadores da América de 2014. ‘El elegante’, como é chamado pela imprensa equatoriana, não deixou saudades no torcedor. Erazo, porém, acumulou falhas, atuações atrapalhadas e muitas vaias. Logo após deixar o clube, ele atuou por Grêmio, Atlético-MG e Vasco.

Carlos Gamarra

Posição: Zagueiro

País: Paraguai

Jogos: 30

Gols: 1

Eleito o melhor zagueiro da Copa do Mundo de 1998, Gamarra atuou por duas temporadas pelo Flamengo. Ele, nesse ínterim, conquistou uma Copa dos Campeões e dois Cariocas. O paraguaio, no entanto, teve a passagem abreviada pela Gávea após a ISL, empresa de marketing esportivo, abandonar o clube. O paraguaio, porém, ainda habita os sonhos dos torcedores rubro-negros até hoje.

Miguel Trauco

Posição: Lateral-esquerdo

País: Peru

Jogos: 75

Gols: 4

À primeira vista, ele foi contratado após passagem destacada pelo Universitário. O peruano, inclusive, foi contratado como solução para a lateral-esquerda do Flamengo. Ele atuou pelo clube de 2017 a 2019. Trauco, porém, não conseguiu corresponder às expectativas da torcida. Em 2019, o jogador foi negociado com o Saint-Étienne, da França.

Gustavo Cuéllar

Posição: Volante

País: Colômbia

Jogos: 167

Gols: 2

Revelado pelo Deportivo Cali, Cuéllar foi contratado pelo Flamengo em 2016. O volante, porém, teve saída conturbada do clube. Em 2019, o gringo foi negociado com o Al-Hilal, da Arábia Saudita, após entrar em rota de colisão com a diretoria. De acordo com dirigentes rubro-negros, o colombiano não concordava ganhar menos que as principais estrelas do elenco.

Cláudio Maldonado

Posição: Volante

País: Chile

Jogos: 74

Gols: 1

Foi um dos principais jogadores do Flamengo na conquista do Campeonato Brasileiro de 2009. Além disso, o volante venceu o Campeonato Carioca de 2011. Ele, nesse ínterim, conquistou duas vezes o Campeonato Carioca. O chileno, inclusive, é considerado um dos maiores estrangeiros da história do clube. Anteriormente, Maldonado teve passagens vitoriosas por São Paulo, Cruzeiro e Santos.

Horacio Peralta

Posição: Meia

País: Uruguaio

Jogos: 12

Gols: 3

Foi contratado com status de estrela internacional em 2006. Peralta, porém, foi um fiasco no Flamengo. A passagem dele pela Gávea ficou marcada por causa de uma série de problemas extra-campo. Afinal, o uruguaio foi flagrado pelo jornal ‘Extra’ curtindo a ‘night carioca’ onde estava bebendo, fumando e ingerindo alimentos gordurosos. Naquele ano, porém, o uruguaio venceu a Copa do Brasil.

César Ramírez

Posição: Atacante

País: Paraguai

Jogos: 24

Gols: 7

‘El Tigre’, como é chamado pela imprensa paraguaia, defendeu o Flamengo de 2005 a 2006. No primeiro ano no clube, ele ajudou o time a se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Na temporada seguinte, o paraguaio venceu o Campeonato Carioca e a Copa do Brasil. O atacante, porém, deixou o clube após entrar em rota de colisão com o técnico Ney Franco.

Marcelo Moreno

Posição: Atacante

País: Bolívia

Jogos: 20

Gols: 4

À primeira vista, o boliviano com nacionalidade brasileira foi a primeira grande contratação da gestão Eduardo Bandeira de Mello. Em 2013, ele integrou o elenco que venceu a Copa do Brasil de 2013. O atacante, porém, não correspondeu às expectativas. Dessa forma, o clube não exerceu o direito de compra e o devolveu ao Shakthar Donestk, da Ucrânia.

Paolo Guerrero

Posição: Atacante

Jogos: 118

Gols: 43

Autor do gol que deu ao Corinthians o título do Mundial de Clubes de 2012, Guerrero foi a maior contratação da gestão Eduardo Bandeira de Mello. O camisa 9 chegou com status de craque e artilheiro. Ele, porém, deixou o clube pela porta dos fundos. Após ser suspenso por doping, a diretoria rubro-negra decidiu não chegou a um acordo para renovar seu contrato.

LEIA MAIS:

Exit mobile version