Home Futebol Mancuso, Nunes, Ricardo Rocha e mais: relembre 10 jogadores que atuaram por Flamengo e Santa Cruz

Mancuso, Nunes, Ricardo Rocha e mais: relembre 10 jogadores que atuaram por Flamengo e Santa Cruz

Revelado pelo Santa Cruz, o lateral-direito Jadson é o novo reforço do Flamengo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Pensando em reforçar o elenco Sub-20 que vai disputar o Campeonato Carioca, o Flamengo anunciou a contratação de um lateral-direito. Jadson, de 19 anos, estava no Santa Cruz e chega com contrato de parceria junto a equipe em caso de venda no futuro. A princípio, a equipe pernambucana segue com 90% dos direitos econômicos do jogador, que detém os outros 10%.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Durante o período de empréstimo, o Flamengo pode adquirir 60% do passe de Jadson por um valor previamente estipulado em contrato. O preço, porém, é mantido sob sigilo pela diretoria dos clubes por uma questão de estratégia de mercado. À primeira vista, o defensor deve ficar no clube até janeiro de 2022. Mas não está descartada a possibilidade de o lateral ser utilizado pelo técnico Domènec Torrent.

Dessa forma, o Torcedores.com relembrou casos famosos de jogadores que também fizeram o mesmo caminho de Jadson ou o inverso. Na lista, tem ainda estrangeiro, campeão mundial pela Seleção Brasileira e ídolo máximo da história dos clubes. A reportagem, no entanto, selecionou 10 jogadores. Agora, resta saber se o jovem Jadson fará no Flamengo o mesmo sucesso que fez no Santa Cruz. Confira!

PUBLICIDADE

Chiquinho

Tendo a versatilidade como ponto forte, Chiquinho foi contratado no começo desta temporada pelo Santa Cruz. Aos 31 anos, o jogador acumula experiência no Corinthians, Fluminense e Santos. Após indicação do ex-técnico Muricy Ramalho, o defensor reforçou o Flamengo em 2016. Ele, nesse ínterim, disputou apenas 16 partidas. Mas não deixou saudades na Gávea.

Denis Marques

Em 2009, foi contratado para ser o substituto imediato de Adriano Imperador. O centroavante de poucos recursos técnicos integrou o elenco rubro-negro que venceu o Campeonato Brasileiro. Em duas temporadas, ele marcou somente cinco gols. Posteriormente, o ‘Predador’ se transferiu para o Santa Cruz onde se tornou um dos ídolos da história recente do clube.

Mancuso

Volante raçudo e também dos mais violentos do futebol brasileiro na década de 90, Mancuso teve passagem destacada pelo Flamengo. Ao lado de Romário e Sávio, o argentino conquistou o Campeonato Carioca de 1996.Ele, nesse ínterim, disputou 29 partidas e dois gols pelo time rubro-negro. Dois anos depois, o gringo foi o grande reforço do Santa Cruz. Mas deixou o clube após dois jogos e acumular lesões musculares.

Nunes

É um dos ídolos máximos no Flamengo e Santa Cruz. O ‘artilheiro das decisões’ conquistou sete títulos com a camisa rubro-negra: um Mundial de Clubes, uma Libertadores, três Brasileiros e dois Estaduais. Pelo time coral, ele venceu duas vezes o Campeonato Pernambucano. Ao todo, são 86 gols pelo Fla e 63 pelo Santa.

PUBLICIDADE

Reginaldo Araújo

O lateral-direito foi indicado por Abel Braga para reforçar o Flamengo em 2004. Ele, inclusive, integrou o elenco na conquista do Campeonato Carioca. Reginaldo, inclusive, disputou 18 partidas pelo clube. Ele, porém, foi dispensado no final da temporada. Dois anos depois, o defensor foi contratado pelo Santa Cruz onde também não deixou saudades.

Renato Silva

Foi titular do Flamengo na conquista da Copa do Brasil de 2006. Em duas temporadas vestindo rubro-negro, ele disputou 68 partidas e marcou três gols. Após passar por Fluminense, Botafogo, Vasco e São Paulo, o defensor foi contratado pelo Santa Cruz em 2014. Renato, no entanto, foi dispensando sem ter disputado uma partida oficial pelo clube coral.

Ricardo Rocha

O tetracampeão atuou pelo Santa Cruz de 1983 a 1984. Ele, nesse ínterim, disputou apenas 12 partidas com a camisa coral. Após passar por Guarani, São Paulo, Santos, Vasco, Fluminense, Sporting, Real Madrid e Newell’s Old Boys, o zagueiro defendeu o Flamengo em 1998. Após 24 partidas pelo rubro-negro, Ricardo decidiu se despedir dos gramados.

Thomás Jaguaribe

Em 2011, o meia-atacante foi promovido por Vanderlei Luxemburgo ao profissional do Flamengo. O xodó do treinador, inclusive, era considerado o substituto de Ronaldinho Gaúcho. Posteriormente, Thomás foi ‘rebaixado’ para o time Sub-20. Em 2017, o jogador teve passagem destacada pelo Santa Cruz. Ele, nesse ínterim, marcou três gols com a camisa coral.

PUBLICIDADE

Val Baiano

Em 2010, o centroavante foi contratado com status de artilheiro com a ‘benção’ de Zico então diretor executivo do Flamengo. No ano anterior, o ‘matador’ marcou 18 gols pelo Grêmio Barueri no Brasileirão. Ele, porém, não teve o mesmo sucesso na Gávea. Ao todo, foram três gols em 18 jogos. Pelo Santa Cruz, Val Baiano passou em branco nos 17 jogos que disputou.

Valnei

Considerado uma das contratações mais polêmicas da história do Flamengo, Valnei chegou ao Flamengo após entrar em litígio com o Santa Cruz. Indicado por Zagallo, o defensor recebeu a missão de substituir o paraguaio Carlos Gamarra. Em duas temporadas, Valnei disputou apenas 18 partidas com a camisa rubro-negra. Logo depois, ele foi dispensado pelo clube.

LEIA MAIS: