Home Futebol Gilberto e mais seis: saiba quais jogadores atuaram por Benfica e Fluminense

Gilberto e mais seis: saiba quais jogadores atuaram por Benfica e Fluminense

Ex-lateral do Fluminense é uma das principais contratações do Benfica para esta temporada

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Brasileiros em Portugal? O país sempre foi a porta de entrada para os nossos jogadores no mercado europeu. Por isso, é inevitável não associarmos essa invasão verde amarela ao Benfica. Os brasileiros, inclusive, também tiveram, e ainda têm, uma participação gigante na história do clube.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

À primeira vista, o nome de maior destaque do Benfica é o atacante Carlos Vinícius ex-Palmeiras. Aldair, Luisão, Carlos Mozer, Ricardo Gomes, Léo, Valdo e Jonas, só para exemplificar, são considerados lendas para os torcedores Encarnados.

Existem, porém, outros jogadores que tiveram passagem ruim no Estádio da Luz com destaque para Bruno Cortês, Paulo Almeida, Donizete Pantera e Paulo Nunes. Considerado maior astro do futebol brasileiro, Gabriel Barbosa, do Flamengo, não deixou boa impressão junto aos lusos.

PUBLICIDADE

A princípio, o Benfica investiu 29 milhões de euros só com jogadores brasileiros. O clube, nesse ínterim, pagou 20 milhões de euros (R$ 140,6 milhões) para tirar o atacante Everton Cebolinha do Grêmio. Além disso, time português pagou 3 milhões de euros (R$ 19 milhões) para adquirir os direitos do lateral Gilberto junto ao Fluminense.

De acordo com a imprensa portuguesa, o presidente Luís Filipe Vieira ainda não desistiu de tirar Bruno Henrique, do Flamengo. Ainda segundo o jornal “O Jogo”, o clube ainda não desistiu de tirar Marcos Paulo, do Fluminense.

Entre erros e acertos, o Torcedores.com relacionou seis jogadores que vestiram as camisas de Benfica e Fluminense ao longo da história. A reportagem levou em consideração o tempo de clube, conquistas e relação com a torcida para elaborar o ranking. Confira a lista!

André Luís

Revelado pelo Santos, o zagueiro atuou ao lado de Diego e Robinho na conquista do Campeonato Brasileiro de 2002. Posteriormente, ele foi negociado com o Benfica. André Luís, porém, disputou apenas duas partidas com a camisa Encarnada. Em 2009, o defensor teve passagem destacada pelo Fluminense.

PUBLICIDADE

Cláudio Adão

Considerado um andarilho do futebol, o atacante defendeu o Fluminense de 1980 a 1981. Ele, nesse ínterim, marcou 48 gols em 59 partidas com a camisa tricolor. Posteriormente, Cláudio Adão foi negociado com o Benfica. Ele, porém, ficou apenas dois meses no clube após ser dispensado pelo técnico sueco Sven-Goran Eriksson.

Edcarlos

Com passagens pelas seleções de base do Brasil, o zagueiro foi comprado pelo Benfica em 2008. Ele, porém, nunca conseguiu se firmar. Edcarlos ficou apenas seis meses no clube onde disputou 27 partidas oficiais. Posteriormente, o defensor foi empresado ao Fluminense. Entretanto, o atual jogador do Juventude não deixou saudades.

Diego Souza

Cria do Fluminense, Diego Souza foi contratado pelo Benfica em 2005. Na época, o presidente Luís Filipe Vieira atravessou a negociação do jogador com o Sporting. O jogador, porém, não correspondeu às expectativas e disputou apenas oito partidas pelo clube. Três anos depois foi negociado em definitivo com o Palmeiras.

Ricardo Gomes

Dono de ótima impulsão e espírito guerreiro, Ricardo Gomes é considerado um dos maiores ídolos da história de Benfica e Fluminense. Com a camisa Encarnada onde venceu duas vezes o Campeonato Português e uma Taça de Portugal. Pelo tricolor das laranjeiras, o defensor foi um dos ícones da conquista do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Roger Flores

Roger chegou a ser apelidado de ‘Maradoninha’ pelo futebol diferenciado no fim dos anos 90. Em 2000, a cria do Fluminense foi contratada com status de craque pelo Benfica. Em quatro temporadas, ele disputou 44 jogos e marcou sete gols. O camisa 10, porém, foi dispensado após o fim de seu contrato.

LEIA MAIS: