Home Futebol De Léo Moura a Rafinha: relembre 10 laterais que passaram pelo Flamengo e você não lembra

De Léo Moura a Rafinha: relembre 10 laterais que passaram pelo Flamengo e você não lembra

Saída de Rafinha faz o Flamengo relembrar drama da lateral-direita nas últimas temporadas

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Contratado em junho de 2019, o lateral-direito Rafinha está de saída do Flamengo. Ele acertou transferência para o Olympiakos, da Grécia, onde vai atuar por duas temporadas. O jogador argumentou que a opção de voltar para o futebol europeu foi em função da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem mais de três milhões de casos confirmados, sendo que 105.463 pessoas já morreram em decorrência da doença.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Além disso, a oferta apresentada pelo Olympiakos foi considerada irrecusável. Aos 35 anos, ele vai ganhar o triplo do que recebia atualmente no rubro-negro. O Torcedores.com apurou que o lateral ganhava R$ 875 mil por mês. Rafinha, inclusive, incluiu uma cláusula que permite a extensão do vínculo por mais um ano. Pelo Flamengo, o jogador venceu a Recopa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Carioca.

Após a saída de Léo Moura, a chegada de Rafinha pôs fim ao problema crônico da lateral-direita do Flamengo. Afinal, a torcida rubro-negra ‘sofreu’ com vários nomes que  não deixaram saudades. Nesse ínterim, 10 jogadores aturam no setor que consagrou os craques Leandro e Jorginho. Dessa forma, o Torcedores.com fez um levantamento dos laterais que vestiram o manto entre 2015 e 2020. Prepare o seu coração. Afinal, a lista é extensa. Confira!

PUBLICIDADE

Ayrton

Jogos: 13

Gol: 1

Foi contratado a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo em 2015. A princípio, ele chegou com o status de exímio cobrador de faltas. Mas a passagem ficou marcada ausência de gols. Dessa forma, ele foi dispensado no final da temporada. Posteriormente, Ayrton passou por Figueirense, Paysandu e CRB. Aposentou-se do futebol em 2018.

Éverton Silva

Jogos: 39

PUBLICIDADE

Gols: 1

Revelado pelo Friburguense (RJ), ele foi contratado após se destacar no Campeonato Carioca. À primeira vista, o lateral tinha a missão de ser o substituto imediato do ídolo Leonardo Moura. Éverton Silva integrou o elenco que venceu o Campeonato Brasileiro de 2009. Atualmente é jogador do América (RN).

João Felipe

Jogos: 3

Gols: nenhum

PUBLICIDADE

É cria das divisões de base do Internacional. A princípio, o lateral foi contratado para reforçar o time sub-20 do Flamengo em 2011. No ano seguinte, foi ‘convocado’ por Vanderlei Luxemburgo para ‘reforçar’ a equipe principal. Mas o jogador teve breve passagem pela Gávea. Com isso, João Felipe foi dispensado pelo clube. Sua saída, inclusive, não foi notada pelos torcedores rubro-negros. Aos 28 anos, o defensor está desempregado desde 2018.

Klebinho

Jogos: 14

Gols: nenhum

O ‘Garoto do Ninho’ foi destaque em todas as categorias da base do Flamengo. Por isso, foi promovido aos profissionais. Ele, nesse ínterim, foi reserva dos criticados Pará e Rodinei. Klebinho, porém, nunca recebeu uma oportunidade para se firmar no time principal. Posteriormente, o lateral se transferiu para o futebol japonês. Atualmente é jogador do Verdy Tóquio.

PUBLICIDADE

Léo

Jogos: 11

Gols: 2

À primeira vista, foi contratado com status de após se destacar no Athletico Paranaense. O lateral, inclusive, foi um dos principais investimentos do Flamengo para a disputa a Copa Libertadores da América de 2014. Léo, porém, acumulou uma série de lesões musculares. Por isso, pouco atuou com a camisa rubro-negra. Posteriormente, o defensor foi emprestado em sequência ao Inter, Athletico, Coritiba e Fluminense. Atualmente é jogador do Vitória (BA),

Pará

Jogos: 205

PUBLICIDADE

Gols: 4

Marcos Rogério Ricci Lopes, o Pará, foi contratado a pedido de Vanderlei Luxemburgo em 2014. Considerado um jogador ‘polivalente’, ele não agradou a exigente torcida rubro-negra. Foram cinco anos de uma relação de muito desgaste. É o lateral-direito com mais jogou pelo clube após a saída de Léo Moura. Atualmente, Pará defende o Santos.

Rafael Galhardo

Jogos: 30

Gols: 1

PUBLICIDADE

Revelado nas divisões de base do Flamengo, o lateral surgiu com grande expectativa. Mas Galhardo não vingou. Ele, nesse ínterim, venceu um Campeonato Brasileiro e um Campeonato Carioca. Posteriormente, o defensor passou por Santos, Bahia, Grêmio, Athletico Paranaense e Cruzeiro. Atualmente é reserva no Vasco onde está encostado.

Rodinei

Jogos: 154

Gols: 8

PUBLICIDADE

Foi contratado pelo Flamengo em 2016. Indicado por Muricy Ramalho, ele chegou com status de solução da lateral-direita após se destacar pela Ponte Preta no Campeonato Brasileiro. Foram três temporadas com a camisa rubro-negra. Rodinei, porém, nunca habitou os corações dos torcedores flamenguistas. O defensor, nesse ínterim, levantou quatro taças pelo clube.

Thiago Ennes

Jogos: 2

Gols: nenhum

À primeira vista, surgiu na base como candidato a substituto de Leonardo Moura no Flamengo. Ele foi destaque do time na conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2016. O lateral, porém, recebeu poucas oportunidades no time profissional. Com isso, o defensor foi emprestado em sequência ao Cuiabá, Náutico e São Bernardo. Atualmente, Thiago Ennes é jogador do Confiança (SE).

PUBLICIDADE

Wellington Silva

Jogos: 19

Gols: nenhum

O lateral foi contratado após se destacar pelo Resende no Campeonato Carioca 2012. Indicado por Vanderlei Luxemburgo, ele recebeu a missão de fazer sombra ao ídolo Leonardo Moura. Mas o defensor não conseguiu desbancar o veterano. No ano seguinte, Wellington Silva trocou o Flamengo pelo rival Fluminense onde também não deixou saudades. Foi contratado recentemente pelo Juventude (RS).

LEIA MAIS: