Home Futebol De vitoriosos a inexpressivos: confira 7 treinadores portugueses que passaram pelo futebol brasileiro

De vitoriosos a inexpressivos: confira 7 treinadores portugueses que passaram pelo futebol brasileiro

Jesualdo Ferreira foi mais um dos treinadores lusitanos que não obteve sucesso no país.

Gabriel Campoy
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

O recente sucesso do português Jorge Jesus no Flamengo fez os dirigentes brasileiros começarem a olhar com mais frequência para o país do sul da Europa.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Entretanto, nem sempre contratar treinadores lusitanos foi sinônimo de vitórias e títulos. Ou melhor, são poucos os exemplos de sucesso no futebol brasileiro.

Confira abaixo uma lista de sete treinadores portugueses que passaram pelo Brasil, e tiveram (ou não), relativo sucesso com suas equipes.

PUBLICIDADE

 

1) AUGUSTO INÁCIO

Augusto Inácio foi o primeiro português a desembarcar no Brasil após o grande sucesso obtido por Jorge Jesus no Flamengo. Indo na onda dos técnicos estrangeiros no país, o Avaí-SC resolveu apostar suas fichas em um conterrâneo do treinador campeão da Libertadores.

Com passagem por países como Catar, Grécia, Irã, Angola, entre outros, o último time do português antes de chegar ao futebol catarinense havia sido o Clube Desportivo das Aves.

PUBLICIDADE

Contudo, após sete partidas no comando do clube, Augusto Inácio acabou sendo desligado do Leão após uma derrota para o Ferroviário-SP pela Copa do Brasil.

 

2) JORGE JESUS

O maior nome dentre todos os técnicos portugueses que passaram pelo futebol brasileiro. Jorge Jesus chegou com grife por ser europeu, mas em seis meses se provou a escolha certa. Venceu nesse período a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Nesse ano ainda faturou a Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e o Campeonato Carioca.

PUBLICIDADE

Foram 57 jogos, 43 vitórias, 10 empates, 4 derrotas e 5 títulos. O treinador saiu do rubro-negro em junho para retornar ao futebol português e dirigir o Benfica-POR.

 

3) JORGE JORECA 

Jorge Gomes de Lima, o Jorge ‘Joreca’, foi seguramente o primeiro grande nome português no comando técnico de uma equipe brasileira.

PUBLICIDADE

Joreca começou sua carreira como jornalista, onde obteve destaque como cronista, e comentarista de rádio. Após formar-se no curso de Educação Física em 1940, começou sua carreira no futebol.

O auge em sua caminhada no futebol aconteceu no São Paulo, onde venceu três vezes o Campeonato Paulista em 1943, 1945 e 1946.

Além da experiência no tricolor paulista, passou pelo Corinthians e foi técnico da Seleção Brasileira em duas oportunidades.

 

PUBLICIDADE

4) LUÍS MIGUEL GOUVEIA

Antes de virar “moda” a vinda de treinadores portugueses para o Brasil, o país já contava com um lusitano andarilho da bola por aqui. Luis Miguel Gouveia de Oliveira, de 47 anos, chegou ao Brasil em 2006 para trabalhar no Ceres-RJ.

Após passar por diversos times em diferentes estados, o treinador chegou este ano ao Pinheiros-MA para dirigir o seu 26° time no Brasil.

 

PUBLICIDADE

5) PAULO BENTO

Paulo Bento chegou ao Cruzeiro com bastante expectativa por ter dirigido a Seleção Portuguesa anteriormente. Entretanto, após 17 jogos no comando da raposa, o português acabou sendo demitido por conta de um desempenho bastante fraco. Foram seis vitórias, três empates e oito derrotas.

Após a experiência no Brasil, ainda passou pelo Olympiacos-GRE, Chongqing Lifan-COR e atualmente dirige a Seleção Sul-Coreana.

 

PUBLICIDADE

6) SÉRGIO VIEIRA

De sensação ao ostracismo: essa foi a caminhada de Sérgio Vieira no futebol brasileiro. O lusitano chegou ao país para trabalhar nas categorias de base do Atlético-PR. Graças a parceria do time paranaense com Guaratinguetá e Ferroviária em 2015 e 2016, respectivamente, obteve seus primeiros trabalhos a frente de uma equipe profissional no Brasil.

Contudo, a grande chance de sua carreira foi em 2016, ano em que foi contratado pelo América-MG. Pelo Coelho colecionou duas vitórias e oito derrotas, sendo demitido pouco mais de um mês após chegar. Trabalhou ainda no São Bernardo-SP antes de fechar seu ciclo no futebol brasileiro. Atualmente é técnico do Sport Club Farense, da 2ª divisão de Portugal.

 

PUBLICIDADE

7) JESUALDO FERREIRA

O último dos técnicos portugueses em clubes da elite do futebol brasileiro acabou caindo recentemente. Ontem, 4, o experiente Jesualdo Ferreira acabou sendo demitido pela diretoria santista após ficar 15 jogos no comando do Peixe.

Com quarenta anos de experiência como treinador, o português chegou ao Santos após uma carreira vitoriosa em seu país e com a promessa de continuar o trabalho feito por Jorge Sampoli no ano passado.

Contudo, a experiência de Jesualdo no futebol brasileiro não foi longa e acabou abreviada com a eliminação do alvinegro no Paulistão para a Ponte Preta.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:
Limpa de Jesus? 7 jogadores que podem trocar o Brasileirão pelo Benfica

Para esquecer: veja 5 momentos ruins da história do Atlético