Home Futebol Bahia: Relembre o trabalho de Mano Menezes nos últimos 10 anos

Bahia: Relembre o trabalho de Mano Menezes nos últimos 10 anos

Ex-técnico da Seleção chega com a missão de colocar o Bahia no topo da tabela do Brasileirão

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A história de Mano Menezes no futebol ganhou mais um novo capítulo. Desde sua demissão do Palmeiras em dezembro de 2019, o treinador estava fora do mercado. Ele, nesse ínterim, avaliando ofertas do exterior. À primeira vista, o treinador tinha propostas de clubes da Arábia Saudita, Emirados Árabes e Qatar. Contratado pelo Bahia, o gaúcho volta à beira do campo com a missão de melhorar o desempenho do clube no Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Para quem já foi campeão da Copa do Brasil três vezes (duas com o Cruzeiro e uma com o Corinthians), comandou a Seleção Brasileira medalha de prata na Olimpíada em 2012, venceu alguns estaduais e trabalhou no Shandong Luneng, o momento não é dos melhores. Por isso, o Torcedores.com listou os últimos trabalhos de Mano Menezes como técnico desde 2010. Confira!

SELEÇÃO BRASILEIRA

JOGOS: 33

PUBLICIDADE

VITÓRIAS: 21

EMPATES: 6

DERROTAS: 6

APROVEITAMENTO: 69,7%

PUBLICIDADE

Depois de comandar a reconstrução do Corinthians, ele subiu com o clube para à elite do futebol nacional após conquistar a Série B de 2008. No ano seguinte, o treinador venceu a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista. Dessa forma, Mano Menezes foi contratado pela CBF para treinar a Seleção Brasileira. O técnico, porém, foi demitido devido ao fraco rendimento do time na Copa América e nos amistosos preparatórios para a Copa do Mundo de 2014.

FLAMENGO

JOGOS: 22

VITÓRIAS: 9

EMPATES: 6

PUBLICIDADE

DERROTAS: 7

APROVEITAMENTO: 56%

Depois de sua saída da Seleção Brasileira, Mano Menezes ganhou uma oportunidade no Flamengo, seu primeiro trabalho no futebol carioca. Sob seu comando, o time não conseguiu emplacar duas vitórias consecutivas. Além disso, a equipe rubro-negra não fez partidas convincentes no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Após sofrer cobranças internas, o treinador surpreendeu a todos e entregou o cargo.

CORINTHIANS

JOGOS: 61

PUBLICIDADE

VITÓRIAS: 32

EMPATES: 15

DERROTAS: 14

APROVEITAMENTO: 60,4%

PUBLICIDADE

Mano Menezes voltou para o Corinthians no fim de 2013 para o lugar de Tite. Em 2014, porém, ele não correspondeu às expectativas da diretoria do Timão. Afinal, o treinador não classificou o time para as fases finais do Campeonato Paulista. Na Copa do Brasil, foi eliminado precocemente nas quartas de final. Além disso, encerrou a temporada na quarta colocação do Campeonato Brasileiro. Por isso, o treinador não teve o contrato renovado pelo clube.

CRUZEIRO

JOGOS: 16

VITÓRIAS: 8

EMPATES: 6

PUBLICIDADE

DERROTAS: 2

APROVEITAMENTO: 62,50%

Em 2015, Mano Menezes foi contratado para o lugar de Vanderlei Luxemburgo com a missão de livrar o Cruzeiro no Campeonato Brasileiro. Depois de brigar para se afastar das últimas colocações na tabela, o time chegou a sonhar com uma vaga na Copa Libertadores da América. Após três meses trabalhando em Belo Horizonte, ele rescindiu o contrato com o clube mineiro para comandar o Shandong Luneng, da China.

SHANDONG LUNENG

JOGOS: 21

PUBLICIDADE

VITÓRIAS: 7

EMPATES: 7

DERROTAS: 7

APROVEITAMENTO: 44,44%

PUBLICIDADE

Contratado com status de técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes foi demitido antes de completar um ano no Shandong Luneng. Ele, nesse ínterim, foi eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões da Ásia. Sob seu comandou, o time fez fraca campanha no Campeonato Chinês. Dessa forma, o fraco trabalho no futebol asiático foi fundamental para a antecipação do fim de seu vínculo.

CRUZEIRO

JOGOS: 235

VITÓRIAS: 112

EMPATES: 69

PUBLICIDADE

DERROTAS: 54

APROVEITAMENTO: 56,77%

Mais uma ‘convocação’ do Cruzeiro. Desta vez, assumiu o time em 26 de junho de 2016 e permaneceu nele por três temporadas. Mano Menezes, nesse ínterim, venceu o Campeonato Mineiro (2018 e 2019) e a Copa do Brasil (2017 e 2018). Ele, porém, não resistiu a má fase do time no Campeonato Brasileiro. Além disso, entregou o cargo devido ao desgaste com a diretoria no ano que ficou marcado pelo rebaixamento da Raposa à segunda divisão em 2019.

PALMEIRAS

JOGOS: 20

PUBLICIDADE

VITÓRIAS: 11

EMPATES: 5

DERROTAS: 4

APROVEITAMENTO: 63,3%

PUBLICIDADE

A passagem de Mano Menezes pelo Palmeiras durou apenas três meses. Ele, antes de mais nada, não conseguiu manter o time alviverde perto do Flamengo na briga pelo título brasileiro. Com isso, o ambiente ficou insustentável para o treinador . Dessa forma, o presidente Maurício Galiotte decidiu demiti-lo após ser contratado para substituir Luiz Felipe Scolari. Seu vínculo com o Verdão, inclusive, ia até dezembro de 2021.

LEIA MAIS: