Home Futebol CBF marca reunião com clubes e elogia protocolo para retorno de público: “Nada será irresponsável”

CBF marca reunião com clubes e elogia protocolo para retorno de público: “Nada será irresponsável”

Dirigente da CBF admitiu possibilidade de voltar atrás na decisão de retorno do público. Por outro lado, ressaltou a qualidade do protocolo

Rafael Alves
Colaborador do Torcedores

O secretário-geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Walter Feldman, elogiou o protocolo criado para o retorno do público nos estádios. Uma reunião com os clubes do Brasileirão está marcada para quinta-feira (24). Em entrevista exclusiva à CNN na noite da última terça-feira (22), o dirigente ainda reconheceu a possibilidade de voltar atrás na decisão.

PUBLICIDADE

“Produzimos um protocolo [para volta das competições], talvez um dos mais bem elaborados do mundo, com a participação de mais de 140 médicos. Isso foi feito da mesma maneira agora [para volta da torcida]. Reunimos os médicos, avaliamos com especialistas, e nenhuma medida de presença de público será tomada sem os fatos que avaliamos agora. A curva, que pode piorar, o que nos fará repensar qualquer possibilidade de retorno. Nada será irresponsável. Nenhuma medida será tomada que leve em risco a saúde dos torcedores. Se tiver qualquer possibilidade de insegurança, teremos a responsabilidade para tomar a melhor decisão”, disse o dirigente da CBF.

“No Brasil, a participação da torcida na fonte de receita dos clubes é muito mais baixa do que na Europa. Se chegasse a 30% [a capacidade nos estádios], quase pagaria os custos da presença no estádio. Achamos que o retorno às competições era viável na segurança e saúde. Nunca a questão da saúde foi relevada em segundo plano. Com esse limite de 30%, não repõe nenhum prejuízo que foi atingido até agora”, concluiu o secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

PUBLICIDADE

Confira a nota oficial da CBF sobre o próximo passo do retorno dos públicos nos estádios do Brasil:

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que recebeu parecer favorável do Ministério da Saúde (MS) sobre o plano de estudos para o retorno do público aos estádios nas partidas da Série A do Campeonato Brasileiro. A medida prevê a utilização de até 30% da capacidade dos estádios, a partir do mês de outubro, ainda sem data definida, mas condiciona a permissão à avaliação das autoridades sanitárias dos Estados e Municípios onde há clubes participantes da referida competição.

O próximo passo para o desenvolvimento deste plano será a realização de uma reunião com os Clubes disputantes da Série A para discussão do tema, a realizar-se na próxima quinta-feira, 24, às 16h30, por videoconferência,  seguida do início da consulta às autoridades estaduais e municipais responsáveis.”

VEJA TAMBÉM:

PUBLICIDADE

Torcida nos estádios: jogador do Corinthians crê em retorno “muito perigoso”

Otero diz que furou quarentena com Cazares por “não aguentar mais ficar em casa”