Home Extracampo Os erros táticos que causaram a derrota do Corinthians

Os erros táticos que causaram a derrota do Corinthians

Apostas de Tiago Nunes não deram certo e o Corinthians sofreu mais uma derrota no Brasileirão

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

O Corinthians segue decepcionando neste início do Campeonato Brasileiro. Nesta última quinta (10), o time recebeu o Palmeiras na Neo Química Arena e foi derrotado pelo placar de 2 a 0, chegando a sua 3ª derrota na competição. O resultado deixou evidente alguns problemas que ajudam a explicar a má fase do Timão.

PUBLICIDADE

Conheça a Bet4Plus e experimente fazer uma aposta esportiva grátis, sem necessidade de depósito

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiI4YVlNSlRZRCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

 

PUBLICIDADE

Confira mais uma Análise Tática do Torcedores detalhando esses pontos identificados na partida do Brasileirão.

Marcação falha dos volantes

Tiago Nunes mudou a escalação do Corinthians, escalando Gabriel no lugar de Camacho, sacando Araos para a entrada de Otero e recuando Ramiro para o meio. Com isso o time foi escalado em um 4-3-3. A ideia era reforçar a defesa e deixar os atacantes com mais liberdade.

 

PUBLICIDADE

Mas mesmo com um meio de campo repleto de volantes, o time deu muitos espaços para os atletas do Palmeiras.

O primeiro exemplo está no lance que gerou a expulsão de Fagner e o gol do Palmeiras.  O Corinthians tem superioridade numérica, mas reparem no espaço que Luiz Adriano tem no meio de campo. Gabriel e Cantillo aparecem no canto direito superior para tentar recompor.

Ramiro não aparece nem mesmo na continuação do lance. Quem corre para tentar ajudar na marcação é Otero, que não consegue impedir o passe do atacante do Verdão.

Reprodução / Premiere

Reprodução / Premiere

Já o segundo gol também mostra nova falha do meio de campo. Piton perde a bola pelo lado esquerdo e o Palmeiras arranca em velocidade. Com os zagueiros no ataque, Michel Macedo volta para recompor o setor, mas o problema novamente está com os volantes. Éderson chega atrasado, mas a maior falha é de Gabriel. O volante acompanha Gabriel Veron no início da jogada, mas deixa o jogador livre. Na sequência ele se posiciona mal e não consegue cortar o passe que encontra o atacante livre para ampliar o placar.

PUBLICIDADE

Reprodução / Premiere

 

Corinthians segue com problemas do lado direito

Algo que vem acontecendo nos últimos jogos com frequência são as falhas do lado direito defensivo do Timão. Antes mesmo da expulsão, Fagner vinha tendo uma atuação ruim. Bem orientado por Luxemburgo, o Palmeiras focou seus ataques por esse setor e criou várias chances de perigo até o lance que gerou a expulsão do lateral-direito.

Gil também merece uma nota negativa nesse sentido. O zagueiro teve problemas para marcar os atacantes do Palmeiras e chegou atrasado em diversos lances, repetindo problemas de partidas recentes.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Corinthians segue sem criatividade ofensiva

A entrada de Otero foi um acerto de Tiago Nunes. O jogador foi o destaque do time e quem criou as melhores chances de gol, inclusive com bola na trave e uma finalização que obrigou Weverton a fazer grande defesa. Mas foi só.

PUBLICIDADE

Cantillo esteve muito abaixo, talvez sentindo a falta de ter Camacho jogando ao seu lado e não conseguiu criar nenhuma chance de perigo. Sem Luan, machucado, o treinador tinha a opção de colocar Araos para tentar melhorar a criação do time, mas apostou em Mateus Vital.

Sem serem municiados os atacantes tiveram uma atuação muito ruim. Gustavo Mosquito e Léo Natel (que entrou no 2º tempo) não finalizaram nenhuma fez para o gol. Já Jô chutou apenas uma vez, mas para fora e passou boa parte do segundo tempo tentando cavar penalidades, sem sucesso.

Análise final

A derrota no clássico deixou a situação de Tiago Nunes bem delicada no comando do Corinthians. Apesar do fato de ter um jogador expulso ainda no primeiro tempo o time vem apresentando problemas táticos que não foram corrigidos pelo treinador.

Os itens pontuados nessa coluna são pontos que já tinham acontecido em outras partidas e a cada jogo não se vê uma novidade ou evolução para corrigir esses problemas.

PUBLICIDADE

E Tiago Nunes não terá vida fácil para reverter esse cenário. Sem Danilo Avelar e Fagner (expulsos), ele novamente precisará mudar o time. Michel Macedo e Bruno Méndez devem entrar no time e com isso ele não terá nenhum zagueiro reserva para o duelo contra o Fluminense.

LEIA MAIS:

Benja “indica” Felipão para o lugar de Tiago Nunes no Corinthians: “Dar uma chacoalhada no mercado”

Gaviões da Fiel emite nota e promete novos protestos no Corinthians após derrota em dérbi: “a paciência acabou”