Home Vôlei Importância da alimentação é tema de palestra para profissionais do vôlei

Importância da alimentação é tema de palestra para profissionais do vôlei

Nutricionista e ex-jogadora vôlei, Patrícia Axer comentou sobre os efeitos que uma dieta balanceada causa nas quadras

Luciana Piris
Jornalista, jogadora de vôlei e são-paulina.

A nutricionista e ex-jogadora de vôlei, Patrícia Axer, apresentou palestra sobre a importância da alimentação no esporte. O evento foi realizado na Academia do Volei e abordou como uma dieta balanceada é importante para o desenvolvimento de jovens jogadores.

PUBLICIDADE

De acordo com ela, que trabalhou dez anos nas categorias de base do Minas Tênis Clube-MG, uma boa alimentação afeta o desempenho no esporte. Ela ajuda, por exemplo, na prevenção de lesões.

“Temos que ter mecanismos para avaliar se nosso atleta está equilibrado no estado nutricional. Quando falamos em jovens, temos algumas exigências maiores. E alguns indícios que podem ser observados em métodos diretos e indiretos para verificar a alimentação. A avaliação clínica, por exemplo, a antropometria, questionários e entrevistas. São elementos que podem apresentar um panorama de possíveis deficiências”, declarou.

PUBLICIDADE

A profissional também explicou que, no esporte de alto rendimento, com foco em performance, o atleta tem uma depressão do seu sistema imunológico. Com treinos e jogos exigindo alto gasto energético, a nutrição se torna parte fundamental. Segundo Patrícia, os pilares da nutrição são promover a saúde, o crescimento e desenvolvimento e fornecer energia para garantir a recuperação após os treinamentos.

Multidisciplinaridade no vôlei

Outro ponto abordado pela profissional do vôlei foi o trabalho multidisciplinar da nutrição. Desde que seja apoiado por psicólogos, endocrinologistas e profissionais do esporte.

“O tratamento da obesidade ou perda de gordura, por exemplo, é feito com uma abordagem multidisciplinar. O consumo alimentar é muito impactado pelas questões emocionais, vimos na pandemia o ganho de peso de muitas pessoas por conta da ansiedade. É preciso ter um olhar para essas abordagens”, declarou.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJWU3lJUWZNQSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
CINCO ALIMENTOS QUE MELHORAM A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

SAÚDE E FITNESS: O QUE DEVOR COMER ANTES DE FAZER ATIVIDADES FÍSICAS