Home Futebol Ministério presta apoio a Neymar após acusação de racismo em jogo do Campeonato Francês

Ministério presta apoio a Neymar após acusação de racismo em jogo do Campeonato Francês

Neymar denunciou atos racistas que teriam sido praticados por Álvaro González

Bruno Romão
26 anos, jornalista formado pela Universidade Estadual da Paraíba, amante da escrita, natural de Campina Grande e um completo apaixonado por futebol. Contato: [email protected]

Em nota de repúdio publicada nesta terça-feira (15), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos apoiou Neymar. Dessa forma, o comunicado não condenou o craque pela expulsão no jogo contra o Olympique de Marselha. Após ter manifestado que foi vítima de preconceito, e ver a arbitragem não tomar uma atitude, o brasileiro levou o cartão vermelho por dar um tapa em Álvaro González.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=eyJrZXkiOiJhdzFtNEtEeCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==]

“Diante de mais um caso de racismo que veio à tona no esporte, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) vem a público prestar solidariedade ao jogador Neymar Jr. O atacante chamado de “macaco” pelo zagueiro Alváro González, do Olympique de Marseille, foi expulso de campo após reagir ao ato preconceituoso com um tapa. Essa não é a primeira vez que Neymar é vítima de racismo no futebol.

PUBLICIDADE

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPIR) condena veementemente qualquer tipo de violência e repudia, especialmente, episódios de discriminação contra a cor da pele.

Nessa ocasião, também aproveitamos para reiterar o nosso compromisso público para o fim do racismo no futebol e em toda a sociedade. Racismo é crime. Se você é vítima ou conhece alguém que tenha sido discriminado, denuncie. Disque 100! Sua denúncia será registrada e encaminhada aos órgãos competentes“, afirmou a nota.

DISQUE 100

Diante disso, o MMFDH reforçou que o número 100 pode ser utilizado para denunciar casos que violem dos direitos humanos. Agora, a expectativa é que Neymar se engaje ainda mais na luta contra o preconceito dentro e fora dos gramados, sendo uma importante na voz para combater o racismo.

“O Disque 100 é um serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos. Qualquer pessoa pode utilizar o canal, que funciona 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Além de cadastrar e encaminhar os casos aos órgãos competentes, a ONDH recebe reclamações, sugestões e elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

Entre os grupos atendidos pelo Disque 100, estão crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, pessoas em restrição de liberdade, população LGBT e população em situação de rua. O canal também está disponível para denúncias de casos que envolvam discriminação étnica ou racial e violência contra ciganos, quilombolas, indígenas e outras comunidades tradicionais“, finalizou a nota.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS