Home Futebol ‘Sonho de consumo” do Vasco, Souza fecha com clube turco

‘Sonho de consumo” do Vasco, Souza fecha com clube turco

Revelado pelo Vasco, Souza assinou contrato com o Besiktas até junho de 2023

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Um dos sonhos de consumo do Vasco, nesta temporada, o volante Souza está de volta ao futebol europeu. O brasileiro acertou transferência nesta segunda-feira para o do Al-Ahli, da Arábia Saudita para o Besiktas, da Turquia. Esta, portanto, será a segunda experiencia do jogador no  futebol turco.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

A princípio, o jogador recebeu sondagens de vários clubes da Europa. Ele, nesse ínterim, foi procurado pelo Braga, de Portugal, Genoa, da Itália, Genk, da Bélgica e Getafe, da Espanha. O clube turco, contudo, venceu a briga contra todos.

À primeira vista, Souza fica no Besiktas até junho de 2023. Além disso, o acordo prevê bônus or metas atingidas ao longo do vínculo. O contrato também possuí uma cláusula de ampliação do compromisso por mais uma temporada. Ou seja, até o meio de 2024.

PUBLICIDADE

Para contratá-lo, o Besiktas investiu 1,5 milhão de euros (R$ 9,4 milhões, pela cotação atual) para tirar o meio-campista do Al-Ahli. Ele ficou na mira do Vasco, principalmente após o jogador declarar recentemente que desejava retornar ao clube.

Em fevereiro de 2019, Souza utilizou as instalações do Vasco para se recuperar de uma cirurgia no púbis. Ele, nesse ínterim, alimentou o sonho dos torcedores de voltar a vestir a camisa vascaína apesar do vínculo com o Ah-Ahli até dezembro de 2021.

A carreira de Souza

Aos 31 anos, Josef de Souza Dias foi revelado nas divisões de base do Vasco. Ele atuou pelo time profissional de 2008 a 2010. Ele, nesse ínterim, disputou 61 partidas e marcou três gols. Além disso, o volante venceu a Série B do Campeonato Brasileiro de 2009.

Após deixar o clube de São Januário, Souza teve passagem bem-sucedida pelo Porto. Por lá, ele conquistou a Liga Europa (2010/2011), o Campeonato Português (2010/2011 e 2011/2012), a Taça de Portugal (2010/2011) e a Supertaça de Portugal (2010 e 2011).

PUBLICIDADE

Posteriormente, o brasileiro se transferiu para o Fenerbahçe onde atuou por quatro temporadas. Apesar de não ter conquistado títulos, o meia deixou boa impressão junto aos torcedores San Kanaryalar. Recentemente, seu nome foi especulado no Fener. Mas o clube turco não formalizou proposta.

Na temporada 2018/2019, Souza se transferiu para o Al-Ahli, da Arábia Saudita. Pela Seleção Brasileira, ele disputou apenas três partidas amistosas contra o Japão, França e Chile. Ao todo, o volante totalizou 82 minutos pelo time nacional.

LEIA MAIS: