Home Novidades SEGA 60TH: Análise de Endless Zone, um clássico moderno ‘jogo de navinha’

SEGA 60TH: Análise de Endless Zone, um clássico moderno ‘jogo de navinha’

Endless Zone nasceu com o objetivo de homenagear a série Fantasy Zone e acabou se tornando algo a mais

Carlos Alberto Jr
Colaborador do Torcedores.com.

Mantendo a saga de lançamentos limitados comemorativos aos 60 anos da SEGA, a The Eccentric Ape lança o jogo de retrô-ação Endless Zone, um tributo à antiga série Fantasy Zone, que foi lançada até 2012.

PUBLICIDADE

Apesar de amar e me sentir nostálgico pela maior parte do que a SEGA lançou em meados dos anos 90, eu não tenho exatamente a mesma conexão nostálgica com seus títulos de arcade dos anos 80, principalmente porque eu nem estava vivo naquela época. Sempre que jogo Hang-On ou Space Harrier, me divirto com eles, certamente, mas não sinto a mesma alegria como se estivesse jogando Daytona USA ou House of the Dead, por exemplo. A única exceção ao caso é Fantasy Zone, uma das primeiras e mais inovadoras filmagens de um “jogo de navinha” de antigamente. Como era de se esperar, é um sucesso cult que teve pouca ou nenhuma sequência nos últimos trinta anos. Por fim, a SEGA decidiu nos surpreender com um “nova” Fantasy Zone.

Endless Zone mantém o clássico loop de jogabilidade de Fantasy Zone, de permitir que você controle uma pequena e frágil nave espacial em uma planície horizontal e constantemente em looping. Seu objetivo é destruir uma quantidade de naves estelares esféricas em forma de rosto localizadas em toda a tela, a fim de convocar seu grande chefe. Destrua-o, e você é transportado para o próximo nível. Você também pode explodir muitas naves inimigas menores e coletar moedas que podem ser troca de upgrades de uso limitado ou vidas extras sempre que você encontrar um ícone de loja voando através da tela. Em suma, é exatamente o mesmo jogo de 1986, mas com uma nova camada de tinta e configurações.

PUBLICIDADE

Esta nova camada de tinta e configuração é a parte mais interessante. É ambientado na série Endless de jogos desenvolvidos pela Amplitude. Em vez da adorável nave dos clássicos jogos da Fantasy Zone, você controla um dos caças de Endless Space. A maioria das naves inimigas são tiradas diretamente desses jogos de estratégia também, e os fundos são baseados em planetas misteriosos em vez de jardins fofos e cenários de fantasia. Basicamente, é uma gracinha, como Fantasy Zone foi rotulado como, mas sem a parte “fofa”.

Mas nem tudo são flores, afinal você precisa entender que um jogo baseado em Fantasy Zone sempre contará com uma falha de game design que o torna bastante irritante no início. Este é um jogo sobre a coleta de recursos e gastos em upgrades, então a nave será lenta e fraca no início. Você precisa destruir algumas naves e atualizar seu caça o mais rápido possível, e uma vez feito isso, você finalmente será capaz de destruir os inimigos com mais facilidade. Vou deixar claro que isso não é exatamente uma falha, mas algo que foi levado do loop de jogabilidade original de o Fantasy Zone. Este é um jogo de fliperama, por isso é destinado a ser desafiador e até um pouco injusto às vezes.

Resumo

PUBLICIDADE

Mas não posso reclamar muito de Endless Zone. Tem falhas, é claro, mas como um jogo grátis, certamente vale a pena. Como uma nova visão da clássica série Fantasy Zone, também é motivo de comemoração. A SEGA certamente não precisou desenvolver uma sequência completa de uma de suas franquias mais subestimadas e lançá-la gratuitamente, mas aqui estamos nós. Eles poderiam ter puxado um Nintendo, revendendo ROMs antigas por preços ridículos por um tempo limitado, mas o que acabamos recebendo em vez disso foi um presente adorável que mostra que mesmo as franquias mais esquecidas da SEGA ainda têm a chance de brilhar mais uma vez, mesmo que 30 anos depois.

SEGA 60TH: além dos jogos gratuitos, a empresa está com promoções imperdíveis na Steam, então aproveite, porque as promoções são por tempo limitado e os jogos exclusivos só podem ser lançados até essa segunda-feira (19), então corra!

LEIA MAIS:

SEGA 60TH: Análise de Armor of Heroes, um multiplayer de tanque que pode te divertir

PUBLICIDADE

SEGA comemora 60 anos com jogos gratuitos e promoção na Steam