Home Futebol Após pensar em Dunga e Falcão, clube chileno negocia com ex-técnico do Atlético-MG

Após pensar em Dunga e Falcão, clube chileno negocia com ex-técnico do Atlético-MG

Rafael Dudamel está desempregado desde fevereiro quando foi demitido pelo Atlético-MG

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A Universidad de Chile já tem um favorito para assumir o comando do time. Trata-se de Rafael Dudamel, ex-técnico do Atlético-MG. O nome do venezuelano ganhou força por elementos que a diretoria entende como muito importantes para o momento delicado que o clube vive na temporada.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores também no Instagram

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

De acordo com o site chileno “En Cancha”, a Universidad de Chile entende que Dudamel é um profundo conhecedor do atual elenco. Além disso, ele se encaixa perfeitamente na realidade financeira do clube que não pretende fazer um grande investimento para substituir Hernán Caputto, que balança no cargo.

Além de Rafael Dudamel, a Universidad de Chile analisa outros nomes dentro do perfil traçado pelo clube. Martin Lasarte, do Cruz Azul, do México, é uma alternativa considerada irreal. Afinal, o treinador uruguaio é considerado muito caro. Além disso, ele não abre mão de levar sua comissão para o clube chileno.

PUBLICIDADE

Ainda segundo a publicação, o clube deseja contratar um treinador estrangeiro. À primeira vista, a diretoria entende que o mercado chileno não entrega boas opções para o clube. O Torcedores.com apurou que dois treinadores brasileiros foram a La U: Dunga e Paulo Roberto Falcão.

Porém, a realidade econômica do clube pesa para investir na contratação dos ex-comandantes da seleção brasileira. Daí a preferência por Rafael Dudamel. Afinal, o pacote da sua contração, que inclui sua equipe técnica, custará US$ 250 mil (R$ 1,3 milhões, pela cotação anual) aos cofres da La U.

Em números gerais, Dudamel comandou o Atlético-MG em 10 jogos. Nesse ínterim, foram quatro vitórias, quatro empates, duas derrotas e 53,3% de aproveitamento. A passagem dele pelo futebol brasileiro ficou marcada pelas eliminações, para o Unión Santa Fé, da Argentina, na Copa Sul-Americana e Afogados (PE), na Copa do Brasil.

A carreira de Rafael Dudamel

Aos 47 anos, Rafael Edgar Dudamel Ochoa ainda tem um currículo modesto como treinador. Em 2010, ele iniciou carreira comandando o Estudiantes de Mérida. Posteriormente, trabalhou por duas temporadas no Deportivo Lara.

PUBLICIDADE

Porém, seu trabalho mais longevo foi à frente da seleção venezuelana. Dudamel comandou a ‘Vino Tinto’ de 2016 a 2019. Nesse ínterim, disputou duas edições da Copa América. Além disso, fracassou na tentativa de classificar a equipe nacional para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

LEIA MAIS: